Aracaju (SE), 29 de janeiro de 2026
POR: Luciana Couto
Fonte: Luciana Couto
Em: 24/10/2024
Pub.: 24 de outubro de 2024

Sob o olhar da mãe atípica :: Por Luciana Couto

Luciana Couto*

As maiores dificuldades enfrentadas por mães atípicas no dia-a-dia

Luciana Couto - Foto: Arquivo pessoal

Luciana Couto - Foto: Arquivo pessoal

Ser mãe, é uma das maiores dádivas concedidas pelo Criador, e é um dos papéis mais gratificantes, lindos e desafiadores da vida, em especial para mães atípicas – àquelas que criam filhos com alguma necessidade especial – nesse caso as dificuldades podem ser ainda mais complexas e, muitas vezes, invisíveis aos olhos da sociedade.

Mulheres que enfrentam uma jornada diária que exige equilíbrio emocional, força física e mental, e um sistema de apoio que, infelizmente, muitas vezes é insuficiente.

Mães, cuidadores e responsáveis que estão inseridos nesse formato familiar, necessitam de cuidados e um olhar diferenciado, e aí eu pergunto: por que esse olhar e cuidado?

Em especial as mães atípicas lidam com uma rotina intensa de terapias, tratamentos e medicações para seus filhos. Além do custo financeiro elevado, muitas vezes há uma escassez de profissionais especializados e comprometidos, sem falar daquelas que enfrentam longas filas de espera. Essa mãe que lida diariamente com o espectro do autismo, TDAH ou qualquer outra necessidade especial, precisa ter um tempo dedicado a esses tratamentos, que é significativo para melhor desenvolvimento e qualidade de vida do paciente, exigindo que a mãe ajuste sua agenda e, muitas vezes, sacrifique momentos de descanso, estudos e até mesmo o lado profissional.

Você que está lendo esse artigo, se identificou com alguma dessas situações ou conhece alguém que se enquadra nesse perfil?

O número de famílias nesse contexto é crescente e como a sociedade tem lidado com essas pessoas? Pergunte a uma mãe e rapidamente terá inúmeras respostas, a exemplo da falta de compreensão, rejeição, bullying ou até mesmo a falta de preparo e conhecimento de uma sociedade infelizmente preconceituosa. Essa certamente é uma das maiores barreiras enfrentadas pelas mães atípicas que lidam com olhares de julgamento em locais públicos, comentários insensíveis e a dificuldade de inclusão de seus filhos em ambientes como escolas, parques e outros, devido a isso, grande parte dessas mães, acabam se isolando socialmente devido à falta de empatia e conhecimento da sociedade. Por isso, não julgue a história ou histórico que você não vive ou desconhece.

Pensando na necessidade de cuidar e acolher, hoje, como mãe atípica parabenizo a operadora UNIMED SERGIPE, que tem como propósito apostar na promoção da saúde, no investimento em estrutura e atendimento humanizado para garantir a melhor assistência aos usuários que confiam nesse trabalho.

A Unimed Sergipe, disponibilizará às famílias beneficiárias o Centro de Terapias Especializadas, um ambiente diferenciado com um olhar individual e necessário para esse público.

O objetivo e a proposta desse espaço multidisciplinar é disponibilizar às famílias o serviço humanizado com profissionalismo, acolhimento, amor, respeito e acima de tudo confiança, tanto ao paciente como para o responsável e familiares. Um espaço lúdico e preparado com diversos ambientes adequados para realização de todas as terapias, trazendo aos clientes alívio e esperança no acompanhamento que promete ser feito de forma integrada, personalizada, adaptada e diferenciada, tudo que as famílias atípicas necessitam no atual contexto.

É essencial que a família atípica, seja acolhida com compreensão, em vez de julgamento, pois cada uma delas, carregam suas particularidades e não cabe à sociedade apontar o que é “normal”, “correto” ou “adequado”, mas sim, oferecer apoio, empatia e acima de tudo ensinar e praticar o respeito. O caminho para um mundo mais inclusivo passa pela busca de conhecimento, da valorização da vida pelo outro e de busca por uma convivência familiar saudável firmada em princípios e valores que não se negociam. Ao invés de julgar ou praticar qualquer ação, siga essa recomendação: Abra-se para aprender e compartilhar experiências, ajudando a criar um ambiente onde todos possam florescer em suas particularidades no jeito único e especial de ser.

Por acreditar que fomos feitos para a glória de Deus, conforme a Sua vontade, Ele (Deus), nos criou a imagem e semelhança d’Ele, para sermos Sal e Luz nessa terra e cumprirmos o propósito ao qual Ele destinou. Qual o seu propósito como pessoa, juntar ou separar? Multiplicar ou diminuir? Enfraquecer ou fortalecer? São inúmeras perguntas que você mesmo pode fazer e encontrar as respostas dentro de seu próprio eu.

Como mãe atípica, posso representar a fala de mães que acreditam nesse mesmo propósito e visão e dizer que o propósito é aprender diariamente com as mais diversas ações inusitadas do dia-a-dia, é notar a sensibilidade que se aflora para a importância de se adaptar, acolher e crescer em cada desafio, buscando forças seja ela, com a rede de apoio, espiritual ou profissional é se permitir e aceitar o novo, o inesperado e aprender constantemente com o maior presente que Deus concedeu na dádiva de SER MÃE.

* Formada em Comunicação Social - Jornalismo, Diretora da Top Comunicação & Eventos com experiência em transmitir a informação da mais adequada forma que cada ambiente necessita. Atua como profissional da comunicação rádio/TV/assessoria, eventos e mídias sociais.
 


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação