FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 05 de fevereiro de 2026
POR: Lotti + Caldas Comunicação
Fonte: Lotti + Caldas Comunicação
Em: 29/10/2024 às 08:00
Pub.: 29 de outubro de 2024

Simpósio chama a atenção da sociedade sergipana para a Epidermólise Bolhosa

Iniciativa da ASSEB levará para o Auditório do Hospital Universitário uma sequência de palestras voltadas a profissionais da saúde, professores e estudantes da área

Luciana Mota, Carolina Lopes e Pedro Dantas - Fotos: Divulgação

Nesta quarta-feira, 30 de outubro, a partir das 16 horas, a Associação Sergipana de Epidermólise Bolhosa (ASSEB / @asseb_se) promoverá o I Simpósio sobre EB, que acontecerá no Auditório do Hospital Universitário, com acesso gratuito. O evento de caráter educativo tem como objetivo informar e sensibilizar os profissionais da saúde e estudantes da área sobre a doença que, segundo o Ministério da Saúde, atinge cerca de 500 mil pessoas no mundo. No Brasil, há mais de 800 pessoas diagnosticadas com EB e, em Sergipe, cerca de 20.

A ação contará com palestra do médico dermatologista Pedro Dantas, que fará uma explanação sobre o diagnóstico, tratamento, complicações e panorama da Epidermólise Bolhosa. Já a geneticista Luciana Mota abordará as causas, herança genética e os tipos da EB e a enfermeira dermatológica Carolina Lopes irá tratar dos cuidados com os pacientes. No final, haverá uma apresentação sobre a Associação, atuação e cadastro de associados.

“Nossa Associação foi fundada há 1 ano e estamos promovendo esse evento para disseminar conhecimento, apresentar nossa instituição à sociedade e passar informações sobre a epidermólise bolhosa, mostrar que a doença existe, que não tem cura, não é contagiosa e que existem cuidados específicos para cada idade”, pontua a presidente da ASSEB, Vanessa de Santana.

A epidermólise bolhosa (EB) é uma condição genética que afeta não só a pele como também as mucosas, tornando-as extremamente frágeis e suscetíveis a bolhas e feridas. Durante o evento, o público terá a oportunidade de conhecer algumas pessoas com EB, interagir com a equipe de atendimento, esclarecer dúvidas e aprofundar seus conhecimentos sobre a doença.

Sobre a EB

A epidermólise bolhosa (EB) é uma doença multissistêmica hereditária, não contagiosa, ainda sem cura, que geralmente surge logo após o nascimento. Trata-se de um grupo de doenças clinicamente e geneticamente diferentes. Sua característica comum é a manifestação de bolhas, que se formam ao mínimo atrito na pele ou membranas mucosas. A EB engloba quatro tipos principais: EB simples (EBS), EB juncional (EBJ), EB distrófica (EBD) e EB Kindler (EBK), com mais de 30 subtipos que diferem pela localização na camada de pele na qual as bolhas são formadas e pela causa genética.

A pele sadia tem uma proteína chamada colágeno, que a mantém protegida e íntegra e é responsável pela união das células das camadas mais superficiais e internas da epiderme. Nas pessoas com EB, esse colágeno é ausente ou alterado. Isso leva ao descolamento da pele com formação de bolhas ao mínimo atrito. Por esse motivo as pessoas que possuem EB são conhecidas como “Borboletas”, pois a pele se assemelha às asas de uma borboleta por causa da sua fragilidade. A pele se descola por trauma, pelo calor excessivo e até mesmo de forma espontânea, causando bolhas dolorosas. Os sintomas podem variar de leve a grave, conforme o tipo e subtipo da doença.

A EB se classifica em quatro tipos principais, conforme o nível de formação das bolhas:

  • Epidermólise bolhosa simplesEBS (70%) – A formação das bolhas é superficial e não deixa cicatrizes. O surgimento das bolhas diminui com a idade.
  • Epidermólise bolhosa juncionalEBJ (5%) – As bolhas são profundas, acometem a maior parte da superfície corporal e por isso é a forma mais grave e o óbito pode ocorrer antes do primeiro ano de vida. Uma vez controladas as complicações, a doença tende a melhorar com a idade.
  • Epidermólise bolhosa distróficaEBD (25%) – As bolhas também são profundas e se formam abaixo da epiderme, na derme, abaixo da membrana basal, o que leva a cicatrizes e muitas vezes perda da função do membro. É a forma que deixa mais sequelas.
  • Epidermólise bolhosa KindlerEBK (raro) – Descrita mais recentemente, apresenta um quadro misto das outras formas anteriores e as bolhas podem se formar em qualquer nível da derme, entre a lâmina lúcida e a lâmina densa. Apresenta bolhas, sensibilidade ao sol, atrofia de pele, inflamação no intestino e estenose de mucosas.

Fonte: Debra Brasil - https://debrabrasil.com.br/


Notícias Indicadas

Iguá Sergipe prevê abertura de mais de 400 vagas de emprego em 2026 e lança canal oficial de empregos no estado

Ferreira Costa abre mais de 10 vagas de emprego em Aracaju

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação