Aracaju (SE), 25 de janeiro de 2026
POR: Aldaci de Souza
Fonte: Alese
Em: 25/11/2024 às 10:44
Pub.: 25 de novembro de 2024

Diagnóstico precoce é essencial na cura do câncer infantojuvenil

Diagnóstico precoce é essencial na cura do câncer infantojuvenil - Foto: Secretaria da Saúde Sergipe

O Dia Estadual de Prevenção e Combate ao Câncer Infantojuvenil, é celebrado anualmente no dia 27 de novembro, após a Lei nº 07367/2011 ter sido aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). A doença é geralmente associada a alterações genéticas precoces. Os tumores mais comuns na infância e na adolescência são as leucemias, os linfomas e os que atingem o sistema nervoso central. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura e reduzir as sequelas.

O texto da lei, elenca como principais objetivos: estimular debates e ações educativas sobre a doença; promover eventos sobre políticas públicas de atenção integral a crianças e adolescentes com câncer e divulgar os avanços técnico-científicos na área, como forma de alertar a população para a importância de identificar os primeiros sinais da doença e buscar ajuda médica. 

No Brasil, a doença representa a primeira causa de morte, por doença, entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número de casos novos de câncer infantojuvenil estimado para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 7.930 casos, sendo 4.230 novos casos no sexo masculino e de 3.700 no sexo feminino. Em Sergipe, os casos da doença em crianças e adolescentes são tratados no Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse).

Mais de 70 crianças e adolescentes estão em tratamento de câncer e 100 pacientes em acompanhamento. A unidade realiza mais de 180 consultas mensais entre novos casos, consultas de retorno e casos suspeitos de câncer infantojuvenil. A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital de Urgências de Sergipe oferece tratamento e acompanhamento a crianças, adolescentes e adultos diagnosticados com câncer, com atendimentos em  diversas especialidades médicas, além de equipe multidisciplinar especializada.

Os usuários passam por consultas, exames e tratamento radioterápico, quimioterápico e cirúrgico, de acordo com a assistência individualizada. Os sintomas geralmente são parecidos com os de doenças comuns da infância, por isso a importância de pais e responsáveis marcarem consultas frequentes ao pediatra. 

Os os principais sinais de alerta como a perda de peso acentuada, dores em membros sem causa aparente, febre persistente, manchas arroxeadas pelo corpo, aumento do volume dos gânglios e a cefaleia de forte intensidade associadas a vômitos.


Notícias Indicadas

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação