Aracaju (SE), 27 de janeiro de 2026
POR: Gabriel Damásio
Fonte: Asscom Unit
Em: 28/11/2024 às 09:14
Pub.: 28 de novembro de 2024

Com orientação e planejamento, musculação pode ser praticada em qualquer idade

Exercícios de força devem ser adequados e adaptados à idade e às condições de saúde de cada pessoa; falta de progressão é um dos principais erros cometidos e pode custar lesões 

Os treinamentos de força são indicados para todas as idades, mas desde que sejam adequados e adaptados a protocolos específicos que respeitem as particularidades de sua faixa etária e condição física - Foto: Asscom Unit

A musculação pode ser introduzida na rotina de exercícios físicos de qualquer pessoa em qualquer idade, desde que tenha avaliação prévia, exercícios adequados e orientação especializada. Ela está entre os exercícios físicos e esportes mais praticados no país. Ainda não há dados realizados, mas uma pesquisa feita em 2015 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em parceria com o Ministério do Esporte (MEsp) mostrou que, dos 38,8 milhões de pessoas que praticavam esportes regularmente, 4,7 milhões (16,8%) disseram praticar academia ou fitness e outros 2 milhões (7,2%) disseram fazer culturismo ou musculação, em uma média de quatro vezes por semana. E esta prática é a mais procurada nas mais de 32 mil academias de ginástica existentes hoje no Brasil, segundo dados da empresa de inteligência de vendas Cortex.

Trata-se de um tipo de exercício resistido com uso de sobrecargas (como halteres, barras, máquinas ou o próprio peso corporal) para gerar tensão muscular e promover adaptações específicas nos músculos. O professor Marcelo Mendonça Mota, doutor em Ciências da Saúde e professor assistente dos cursos de Medicina e Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit), a musculação é focada no aumento da força, resistência e hipertrofia muscular, diferente das  atividades aeróbicas, que priorizam o funcionamento do sistema cardiorrespiratório. “Ela permite ajustes precisos de carga e intensidade, possibilitando um controle individualizado dos estímulos aplicados”, explica Marcelo.

A literatura médica e científica aponta dois tipos de benefícios proporcionados pela musculação. O primeiro favorece a saúde do corpo, por meio do aumento da massa muscular, do fortalecimento ósseo (que ajuda na prevenção de osteoporose), da melhoria da força, do aumento do metabolismo basal e do aprimoramento da postura e equilíbrio. Já no outro tipo, os benefícios são para a saúde mental, através da melhora da melhoria da autoestima, da redução do estresse e ansiedade, e da promoção do bem-estar geral.

De acordo com Marcelo Mendonça, os treinamentos de força são indicados para todas as idades, mas desde que sejam adequados e adaptados a protocolos específicos que respeitem as particularidades de cada faixa etária e condição física. “Não existe uma ‘janela de idade’ que restrinja o início ou a prática da musculação, mas sim a necessidade de um acompanhamento adequado, especialmente no caso de crianças, adolescentes e idosos. Quando supervisionada e orientada por profissionais qualificados, a prática de musculação é segura para crianças e adolescentes”, orienta, alertando que “o treinamento de força para jovens deve priorizar o desenvolvimento da coordenação, equilíbrio e fortalecimento, evitando cargas excessivas”. 

Um dos principais erros cometidos durante o processo de introdução e execução da musculação nos exercícios diários está na falta de progressão gradual e de adaptação a cada exercício. O professor da Unit afirma que muitas pessoas iniciam a musculação com cargas altas ou executando exercícios complexos sem ter a técnica adequada, o que pode causar lesões. “Especialmente nos mais jovens, sobrecargas inadequadas ou falta de técnica na execução dos exercícios podem prejudicar o desenvolvimento do sistema muscular, causando lesões ou interferindo no crescimento ósseo, demonstra ele, apontando que a falta de planejamento e constância nos exercícios, elementos considerados essenciais para obter resultados e evitar o excesso de treino ou o desânimo, é outro erro comum cometido pelas pessoas.

Apesar de não haver uma “janela de idade” e nem nenhum momento específico para a introdução da musculação, cada pessoa deve fazer todo o processo com a supervisão de um profissional de Educação Física, que possa desenvolver um programa personalizado e seguro. “A individualização do treino, com uma progressão adequada de intensidade e ênfase na execução correta dos movimentos, é fundamental para maximizar os benefícios e evitar lesões. A musculação pode ser introduzida a qualquer momento, desde que haja uma avaliação física e um programa de treinamento adequado ao nível de condicionamento e aos objetivos pessoais do praticante”, conclui Marcelo.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação