Dezembro Laranja: MRV promove mês de conscientização sobre câncer de pele
Campanha, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, inclui palestras de conscientização e distribuição de materiais didáticos nas obras
Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil. Já a estimativa 2023 de Incidência de Câncer no Brasil, do INCA, revela que são esperados cerca de 220 mil novos casos de câncer de pele por ano no triênio 2023-2025.
Para reforçar a importância da conscientização e prevenção ao câncer de pele, a MRV, maior construtora da América Latina, se uniu mais uma vez à Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) na realização da campanha Dezembro Laranja. O objetivo é alcançar operários da construção civil e outros profissionais que trabalham ao ar livre, além de toda a sociedade, com dicas de cuidado e informações sobre perigos da exposição solar sem proteção.
Atualmente, a empresa possui mais de 18 mil colaboradores diretos e tem atuação em 22 estados e o Distrito Federal. O setor da Construção Civil, em especial os canteiros de obras, têm como traço marcante a prevalente presença masculina. E isso em um ambiente em que a exposição ao sol é muito frequente. Entre as medidas preventivas ao câncer de pele está o uso constante do protetor solar. Mas um dado salta aos olhos, especialmente se analisado com as estatísticas anteriores: 4 em cada 5 homens não usam o produto.
Cuidando de Quem Constrói
A campanha Dezembro Laranja faz parte do programa Cuidando de Quem Constrói da MRV e já está em sua segunda edição. A primeira, recebeu no último mês de setembro, medalha de ouro no Prêmio ABEMD, premiação que tem por objetivo reconhecer as ideias inovadoras do marketing de dados. Em dezembro do ano passado, além da campanha espalhada por todas as regiões do Brasil, a MRV realizou eventos em obras selecionadas, que incluíram palestras com médicos e exames clínicos, alcançando 3 mil colaboradores e resultando em 32 encaminhamentos médicos a partir da detecção de sintomas nas avaliações preventivas e 1 caso de câncer de pele confirmado.
Assim como no ano passado, o Quarteto da Arriação vai compor um jingle especialmente para a campanha Dezembro Laranja. O Quarteto, formado por pedreiros que fazem sucesso nas redes sociais, conta com 2,1 milhões de seguidores no Instagram. Eles utilizam os próprios instrumentos de trabalho para reproduzir músicas famosas. O jingle serve para alertar o público sobre a importância do uso do protetor solar durante o trabalho e outras medidas preventivas contra o câncer de pele.
“Em 2023, apenas com nossos eventos nas obras, mobilizamos mais de 2.900 trabalhadores em oito cidades e alcançou mais de 1,7 milhão visualizações na internet com o jingle do Quarteto da Arriação. Este ano, nossa expectativa é superar esses números e ajudar ainda mais pessoas”, disse Eduardo Fischer, CEO da MRV&CO.
Com foco na responsabilidade individual, a campanha Dezembro Laranja da SBD trará histórias que mostram como os brasileiros de todas as idades podem se proteger melhor e continuar aproveitando o sol de forma saudável. Além de reforçar os cuidados preventivos, a iniciativa destaca a importância do diagnóstico precoce, que aumenta significativamente as chances de cura, principalmente no caso do melanoma, o tipo mais agressivo da doença.
“Nosso objetivo com a campanha Dezembro Laranja 2024 é continuar alertando a população sobre os perigos do câncer de pele, que, infelizmente, ainda é o mais frequente no Brasil. A conscientização sobre a prevenção e a detecção precoce é fundamental para que possamos reduzir o número de casos e, principalmente, evitar complicações graves. Queremos que todos entendam que a saúde da pele é parte integral da saúde do corpo, e a proteção deve ser uma prioridade constante”, sinaliza Dr. Heitor de Sá Gonçalves, Presidente da Sociedade.
Dia do Atendimento
No Dia 7 de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia realizará o Dia do Atendimento. As ações, gratuitas, ocorrem em postos de saúde espalhados pelo país, das 9h às 15h, com a presença de mais de 2 mil dermatologistas voluntários. O mutirão funciona exclusivamente com o objetivo de avaliar lesões suspeitas de câncer de pele.
Os locais de atendimento podem ser encontrados no site https://sbd.org.br/dezembrolaranja/.
Desde o início da campanha, em 1999, já foram realizadas cerca de 600 mil consultas, com mais de 75 mil casos de cânceres cutâneos identificados.