Aracaju (SE), 13 de janeiro de 2026
POR: Lucivânia Pereira | Ascom SMS
Fonte: Agência Aracaju de Notícias
Em: 14/01/2025 às 08:32
Pub.: 15 de janeiro de 2025

Zoonoses intensifica ações de prevenção às doenças causadas por alagamentos após chuvas em Aracaju

Agente de endemias, Adriano Lima - Foto: Agência Aracaju de Notícias

Uma equipe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) esteve em campo, nesta segunda-feira, 13, para realizar a busca ativa por possíveis casos de leptospirose e orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar doenças relacionadas aos alagamentos.  A equipe reforçou suas atividades de conscientização e prevenção nas áreas mais afetadas após as fortes chuvas que atingiram Aracaju neste final de semana.
 
De acordo com o agente de endemias, Adriano Lima, é fundamental redobrar a atenção com a higiene pessoal e o contato com água e alimentos em situações de alagamento. Além da leptospirose, doenças como tétano, hepatite A e diarreias agudas podem ser transmitidas. A exposição a animais peçonhentos, comuns em áreas inundadas, também requer cuidado redobrado.
 
A Unidade atua diretamente no monitoramento e controle de acidentes causados por animais peçonhentos. “No caso da leptospirose, a equipe mapeia locais alagados, realiza triagens, promove desratização e orienta os moradores sobre como evitar a presença de roedores. Nosso trabalho é informar, eliminar focos e proteger a saúde da comunidade”, esclarece Adriano.
 
José Maria de Oliveira, que já enfrentou a leptospirose, reforça a importância das ações e manter-se vigilante. “Esse trabalho é fundamental. Passei por momentos difíceis, mas com a ajuda médica consegui me recuperar. Hoje tenho mais cuidado com alimentos e limpeza”, relatou.
 
A conscientização da população é peça-chave nesse trabalho. “É essencial que todos cuidem de seus espaços e sigam as orientações. Isso protege não só suas famílias, mas toda a comunidade”, afirma Eleodoro Siqueira, que trabalha com reciclagem. Compartilhando do mesmo sentimento, o pedreiro Valtece Rodrigues ainda reforça: “Contar com orientação é ótimo porque aqui é um bairro carente. Enquanto a equipe faz a prevenção, nós nos sentimos mais seguros”.   

Serviços permanentes

Além das ações emergenciais, a Unidade de Vigilância de Zoonoses oferece serviços contínuos à população, como vacinação contra a raiva para cães e gatos, controle de doenças como dengue, zika e chikungunya, além do Projeto Praça Limpa e Protegida, que elimina pragas urbanas como baratas e ratos. Localizado na Avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 1286, no bairro Capucho, a Unidade mantém atendimento regular durante todo o ano, garantindo suporte à saúde pública.


Notícias Indicadas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Justiça reconhece atuação legal da Guarda Municipal e rejeita denúncia por abuso de autoridade

Iguá Sergipe acelera implantação de reservatórios para ampliar reserva hídrica em 10 cidades

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Câmara publica edital de concurso público com inscrições em janeiro

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Prefeitura mantém IPTU congelado em 2026 e publica calendário oficial de pagamento

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Clínica de saúde ComfortClin amplia oferta de serviços e lança check-up acessível em Aracaju

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação