FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 04 de fevereiro de 2026
POR: MPF Sergipe
Fonte: MPF Sergipe
Em: 12/03/2025 às 17:50
Pub.: 13 de março de 2025

Reunião no MPF debate serviço de saúde na região centro-sul de Sergipe

Entre os temas discutidos estão o serviço do Samu, a criação da UPA de Lagarto e o processo seletivo em hospital universitário

Reunião no MPF debate serviço de saúde na região centro-sul de Sergipe - Foto ilustrativa: Freepik

O Ministério Público Federal (MPF) promoveu mais uma reunião para tratar da prestação dos serviços de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na região centro-sul de Sergipe. O encontro foi realizado nessa terça-feira (11) e tratou de diversos temas como o fluxo de atendimento, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a criação da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Lagarto (SE) e o processo seletivo para o Hospital Universitário de Lagarto (HUL).

Participaram do debate representantes do HUL, do Hospital Nossa Senhora da Conceição, do Conselho Regional de Medicina de Sergipe (Cremese), da Superintendência da Samu, da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e da Secretaria Municipal de Saúde de Lagarto. Os representantes das prefeituras sergipanas de Lagarto, Salgado, Tobias Barreto, Poço Verde e Riachão do Dantas também participaram do evento.

Fluxo de atendimento – Ficou acordado que representantes do HUL, da Gerência Médica da Central de Regulação das Urgências em Sergipe e do Cremese devem se reunir para ajustar o fluxo de atendimento dos casos de urgência e de emergência nas ocorrências de traumas crânio-encefálico de nível II ou III. O ajuste do fluxo também deve incluir as situações com declaração de restrição de porta pelo médico do Hospital Universitário de Lagarto. A definição dos fluxos deve ser encaminhada ao MPF no prazo de 30 dias.A imagem mostra uma audiência atenta em uma sala de conferências com paredes azuis e detalhes em madeira. Pessoas de diferentes idades e estilos estão sentadas em cadeiras pretas acolchoadas, olhando para um homem de terno sentado à mesa à frente. Ele está de costas para a câmera e usa um laptop com uma tela aberta em um sistema de gestão. Sobre a mesa, há papéis, um microfone, um copo de água e um vaso com flores amarelas e brancas. Algumas pessoas na plateia usam crachás, indicando um evento formal ou corporativo.

Samu – No mesmo prazo, a Central de Regulação das Urgências em Sergipe e a Coordenação do Complexo Regulatório da SES devem fornecer dados qualificados a respeito da utilização de veículos do Samu em transferências entre hospitais em Sergipe.

O Samu vai de enviar ao MPF, em 15 dias, os dados sobre renovação de ambulâncias e localizações, com informação a respeito de desfazimento dos referidos bens, o que eventualmente poderão ser pleiteados pelos municípios.

Novos leitos – Em 30 dias, a Central de Regulação das Urgências em Sergipe, a Coordenação do Complexo Regulatório da SES, o HUL, a Associação Hospitalar de Sergipe - Hospital Nossa Senhora da Conceição e o município de Lagarto devem enviar informação ao MPF a respeito das providências para a criação de leitos de retaguarda. Tais leitos devem atender a região do centro-sul de Sergipe, abarcando os municípios de Lagarto, Simão Dias, Salgado, Riachão do Dantas, Poço Verde e Tobias Barreto.

UPA de Lagarto – Os representantes de Lagarto se comprometeram a enviar ao MPF todos os dados a respeito da comissão e os planos referentes à construção da UPA no município, no prazo de 15 dias.

Processo seletivo – Também no prazo de 15 dias, o HUL se comprometeu a enviar ao MPF informações atualizadas sobre o Processo Seletivo Simplificado para o cargo de Médico-Cirurgia Geral, que estava com publicação prevista para fevereiro de 2025.

Número de atendimentos – O HUL também deve informar o quantitativo de atendimentos de baixa complexidade (classificados como verde e azul) e o número de pacientes que permanecem no hospital por mais de 24 horas e por menos de 24 horas. Os dados são referentes ao ano de 2024. Em 15 dias, os municípios de Lagarto e Riachão do Dantas devem enviar informações sobre os atendimentos realizados em 2024 na Clínica de Saúde da Família José Maroto e no Hospital Municipal Dona Caçula.


Notícias Indicadas

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação