FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 04 de fevereiro de 2026
POR: Tharciana Miranda
Fonte: Conversion
Em: 07/05/2025 às 09:03
Pub.: 07 de maio de 2025

Como o corpo responde ao exercício: os efeitos da fisiologia do treinamento

Compreender as respostas do corpo ao exercício destaca a importância do treino orientado para melhorar o desempenho, a saúde e o bem-estar ao longo da vida

Treino - Foto: Pexels

A prática regular de exercícios físicos desencadeia uma série de reações fisiológicas que vão muito além do fortalecimento muscular. Durante a atividade, diversos sistemas do corpo atuam de forma integrada para garantir a produção de energia, a manutenção da temperatura corporal, o transporte de oxigênio e nutrientes e a eliminação de resíduos metabólicos. 

O que acontece no corpo durante o exercício físico?

Logo nos primeiros instantes do exercício, o corpo responde com rapidez. A frequência cardíaca aumenta, o pulmão acelera a troca de gases e o fluxo de sangue é redirecionado para os músculos em atividade. Tudo isso serve para atender à maior demanda por oxigênio e nutrientes. Ao mesmo tempo, a temperatura corporal sobe, ativando mecanismos de resfriamento, como a transpiração.

Para gerar energia, o organismo utiliza diferentes vias. Nos primeiros segundos, conta com a energia armazenada nas células musculares. Em seguida, entra em cena a fosfocreatina, que permite ações explosivas, como saltos ou arrancadas. Conforme a atividade continua, a principal fonte passa a ser a glicose, e, mais adiante, os ácidos graxos entram em ação.

Com a prática regular, o organismo se adapta. O coração se torna mais eficiente, a respiração fica mais coordenada e os músculos passam a usar melhor o oxigênio disponível. Essas mudanças fazem parte do que se chama de adaptações fisiológicas ao treinamento.

Com o treinamento, o número de mitocôndrias nos músculos aumenta, assim como a irrigação sanguínea. As fibras musculares se desenvolvem, ampliando a força e a resistência. O corpo passa a processar melhor os nutrientes, eliminar resíduos com mais eficiência e se torna progressivamente mais preparado para lidar com o esforço físico e resistir à fadiga.

A energia muscular e o papel dos suplementos

Durante a prática de atividades intensas, o corpo passa por adaptações fisiológicas que influenciam diretamente o desempenho e a recuperação muscular. Muitos atletas e praticantes de musculação recorrem a estratégias nutricionais e a suplementos como a creatina, por exemplo, que desempenha um papel importante no fornecimento rápido de energia para os músculos.

O suplemento atua principalmente durante exercícios curtos e de alta intensidade, como sprints ou treinos de força. Ele ajuda a regenerar o ATP – principal molécula de energia celular – de forma rápida, permitindo maior rendimento e menor tempo de fadiga. 

O uso adequado, aliado a um bom planejamento de treino e alimentação, contribui para o aumento de força e massa muscular. Por isso, tem sido amplamente utilizada no meio esportivo, com respaldo de diversos estudos científicos, que comprovam sua eficácia e segurança.

Recuperação e adaptação a longo prazo

Depois do esforço, o corpo entra em modo de recuperação. A frequência cardíaca desacelera, a respiração volta ao normal e os músculos iniciam o reparo dos microdanos causados pelo treino. Essa fase é fundamental: é nela que ocorrem as adaptações que levarão à melhora do desempenho.

Reposição de energia, hidratação adequada, sono de qualidade e alimentação equilibrada são pilares para uma boa recuperação. É nesse intervalo que o corpo se fortalece, aumenta sua capacidade de resposta ao esforço e se prepara para a próxima sessão de treino.

A fisiologia do exercício oferece as respostas para o que, à primeira vista, parece apenas cansaço ou disposição. Por trás de cada repetição ou quilômetro percorrido, existe uma orquestra de processos internos que moldam o corpo, aumentam a resistência e tornam o movimento mais eficiente.


Notícias Indicadas

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação