FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 04 de fevereiro de 2026
POR: Grecy Andrade
Fonte: Comunic Ativa
Em: 07/05/2025 às 14:27
Pub.: 07 de maio de 2025

Maio furta-cor: saúde mental das mães influencia desenvolvimento infantil, apontam estudos

Psicóloga Calila Caldas - Foto: Arquivo pessoal

Psicóloga destaca a importância do bem-estar materno desde a gestação e os impactos diretos na saúde física, emocional e cognitiva da criança 

 A saúde emocional das mães pode ser decisiva para o desenvolvimento de seus filhos. Estudos mostram que cerca de 40% das mães podem desenvolver sintomas de depressão ou ansiedade, especialmente no período pós-parto. O dado acende um alerta sobre a importância de olhar com mais atenção para a saúde mental materna — um tema que vai muito além do bem-estar individual e alcança diretamente o desenvolvimento infantil. 

É o que destaca a psicóloga Calila Caldas, docenteda Ages, ao chamar atenção para os impactos da saúde mental materna desde a gestação até os primeiros anos da infância.  Segundo a especialista, quando a mãe está bem emocionalmente, há maiores chances de a criança apresentar bons resultados tanto no desempenho escolar quanto nas habilidades sociais e emocionais.  

“A autoestima e o otimismo da gestante, por exemplo, estão associados a bebês com peso saudável ao nascer e menor risco de prematuridade”, afirma, citando dados de estudos internacionais. A psicóloga explica ainda que o bem-estar materno pode influenciar positivamente no desenvolvimento de funções executivas da criança, como atenção, memória e controle emocional. “Até mesmo o jeito da mãe lidar com as emoções e estar presente de forma atenta pode impactar no processamento das emoções e reações dos filhos”, destaca. 

No entanto, o cenário nem sempre é leve. Caldas alerta que fatores como sobrecarga doméstica, conflitos familiares e desgaste físico podem comprometer a saúde mental da mulher e aumentar os riscos de adoecimento psíquico. As intervenções, no entanto, têm se mostrado eficazes. Atividades baseadas em atenção plena, psicoterapia e programas de apoio à parentalidade contribuem para fortalecer a autoestima, o afeto positivo e a autoeficácia das mães. “Cuidar da saúde mental materna é uma estratégia não só de autocuidado, mas também de promoção da saúde infantil e familiar”, reforça a docente. 

Neste contexto, Calila destaca ainda o Maio Furta-cor — mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental materna. A campanha propõe uma reflexão mais profunda e empática sobre os desafios da maternidade e a importância de dar visibilidade ao cuidado emocional com as mulheres. “Falar sobre esse tema é fundamental para quebrar tabus, ampliar o acolhimento e promover políticas públicas que protejam e amparem mães em diferentes contextos sociais”, completa. 

Para professora, compreender a vivência emocional das mães é essencial para garantir um desenvolvimento infantil mais saudável e completo. “Quanto mais entendemos sobre as emoções e comportamentos maternos, mais preparados estaremos para apoiar as famílias de forma integral”, conclui.

Sobre a Ages 

A Ages nasceu há 42 anos, com o objetivo de levar educação de qualidade para o interior do Nordeste e dar oportunidades para pessoas da região. Com suas raízes fincadas em Paripiranga (BA), a instituição também marcou seu lugar nos municípios baianos de Jacobina, Irecê e Senhor do Bonfim. Desde 2019, é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição também contribui para a democratização do ensino superior ao disponibilizar oferta de cursos digitais. Atualmente, a Ages conta com mais de 40 cursos de graduação e pós-graduação e em 2023 recebeu do MEC avaliações de excelência, com nota máxima: no campus de Paripiranga. Entre as instituições privadas de ensino superior da Bahia, o IGC revelou que os campi Paripiranga e Jacobina ocupam, respectivamente, as posições 7, 9 e 14. Este indicador trata-se de um média ponderada baseada nas avaliações dos programas de graduação e pós-graduação. Além disso, os alunos de Medicina da Ages contam com a Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica. Saiba mais sobre a Ages em www.ages.edu.br 


Notícias Indicadas

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação