FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 04 de fevereiro de 2026
POR: Gabriel Damásio
Fonte: Ascom Unit
Em: 28/05/2025 às 14:30
Pub.: 28 de maio de 2025

Alunas de Enfermagem levam ações de saúde e educação para creches e escolas

O Projeto Adoleta, feito por estudantes da Unit, leva atividades lúdicas a unidades de ensino para orientar sobre vacinação, saúde bucal e prevenção contra violência sexual

Realizado desde 2019, o Projeto Adoleta, da Unit, ampliou suas ações de cuidados com a saúde e passou a levar suas atividades lúdicas para creches e escolas de Aracaju - Foto: Acervo Unit

Como a escola pode contribuir para fornecer um melhor cuidado com a saúde das crianças. Este é um dos objetivos do Projeto Adoleta, projeto social e de extensão desenvolvido por estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit). Desde o ano passado, ele firmou uma parceria com o Programa Saúde na Escola, promovido em Aracaju pelas secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Educação (Semed). Isso permite a promoção de atividades lúdicas e educativas em escolas, creches e unidades básicas de saúde nos bairros da capital sergipana. 

Entre as algumas atividades promovidas nas escolas por meio do Adoleta, estão Avaliação da Caderneta Vacinal, Atividades de Saúde Bucal e Prevenção de Violência/Abuso Sexual Infantil. Desde o início do ano e até o momento atual, cerca de 150 crianças já foram atendidas pelo Projeto Adoleta, que tem um balanço total de cerca de 1 mil crianças envolvidas nas ações, além dos parceiros. “Hoje estamos mais inseridos na Atenção Primária em Saúde, devido ao fortalecimento de parcerias, estabelecendo vínculos com as unidades de saúde e programando ações contínuas nas escolas”, destaca Yandra de Castro Guimarães, professora do curso de Enfermagem da Unit e coordenadora do projeto. 

De acordo com ela, as ações com o PSE deverão ter continuidade com as equipes de Saúde da Família das comunidades e bairros de Aracaju onde estão as escolas e creches abrangidas. Além disso, o Adoleta está prestes a formar parcerias com ligas acadêmicas da própria Unit para aprimorar e ampliar as ações.

O Projeto Adoleta foi criado em 2019, inicialmente para dar assistência humanizada à saúde para crianças em hospitais, contemplando principalmente crianças com câncer internadas no Hospital de Urgência João Alves Filho (Huse). Após uma pausa causada pela pandemia, que fez as integrantes do projeto concentrarem suas ações nas redes sociais, as atividades voltaram a ser realizadas em ONGs, hospitais e comunidades. “Este é um projeto de suma relevância, que no semestre passado atendeu cerca de 250 crianças em escolas, creches, ONGs e Lares Infantis, abordando temas relacionados aos cuidados em saúde, avaliação integral da criança, trazendo os conteúdos de forma leve, criativa e lúdica”, afirma Yandra

Ela acrescenta que o projeto permanece fortalecendo as antigas parcerias com ONGs e hospitais, além de buscar mais parceiros na área hospitalar. “O Adoleta é um projeto que, além de trabalhar as temáticas relevantes e atuais da saúde, acolhe, fornece a interação entre a universidade e a comunidade, gerando vínculos e promovendo não somente um cuidado mais humanizado, mas também favorecendo a formação acadêmica, trabalhando aspectos sócio emocionais que são de extrema relevância para a formação profissional”, define a professora. 

Atualmente, o projeto conta com a participação de cerca de 10 alunos do curso de Enfermagem, mas esse total também deverá ser ampliado. “Os alunos são participantes ativos do projeto, sempre preocupados em ofertar o melhor cuidado, a melhor orientação, de forma leve, sempre muito criativos e dedicados. O grupo hoje já consegue caminhar de forma mais independente até na captação de novas parcerias e programação das ações”, elogia a professora. 

Conhecendo pelo Insta

Uma destas participantes é Natália de Oliveira, do sexto período de Enfermagem, que atua como vice-líder do projeto, lidando com a organização e o desenvolvimento das atividades. Ela conta que, antes mesmo de ingressar na faculdade, conheceu o projeto através do perfil no Instagram. “Desde então, tive vontade de participar, pois adoro crianças e essa é justamente a área em que desejo atuar. O projeto tem sido fundamental para o desenvolvimento da minha comunicação, especialmente com crianças. Ele me mostrou a importância de levar educação em saúde para os pequenos e seus familiares, abordando temas relevantes para sua saúde e desenvolvimento. Contribuir com essa missão me faz feliz, pois acredito que, por meio da informação, é possível prevenir diversas doenças e promover uma infância mais saudável”, diz Natália.

Já a estudante Maria Helena Barbosa Perdiz, também do sexto período, está no Adoleta há dois anos, atualmente como secretária e tendo já sido vice-líder. Ela também se interessou pelo projeto por causa das redes sociais. “⁠Uma colega de escola participava dele, sempre acompanhava pelo instagram dela as ações, achava super interessante e diferente. Sempre tive interesse nessa parte infantil, então resolvi me entregar para o projeto. Aprendi principalmente sobre como lidar com as crianças, as diferentes educações e jeitos, além de como passar aprendizados para elas”, observa ela. 

Outras informações sobre o Projeto Adoleta podem ser acompanhadas através de sua página oficial no Instagram: @adoleta.enf_unit. 


Notícias Indicadas

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação