FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 04 de fevereiro de 2026
POR: Ascom Ipesaúde
Fonte: Ascom Ipesaúde
Em: 26/06/2025 às 12:13
Pub.: 26 de junho de 2025

Ipesaúde promove ação de prevenção ao diabetes com mapeamento de risco e orientações

Ipesaúde promove ação de prevenção ao diabetes com mapeamento de risco e orientações - Foto: Ascom Ipesaúde

Nesta quinta-feira, 26, o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) realiza, no Centro de Endocrinologia e Diabetes, uma ação especial voltada à prevenção do diabetes mellitus. Com serviços até às 18h, o evento tem como focos principais a prevenção e o controle do diabetes tipo 2, através de mapeamentos de risco, educação em saúde e orientações sobre hábitos de vida saudáveis.

Além de palestras educativas, o evento oferece aos beneficiários triagens para identificar o Índice de Massa Corporal (IMC) e os níveis de glicemia e pressão arterial. São realizados, também, mapeamentos de risco de desenvolvimento do diabetes por meio do Findrisc: um questionário que indica se há baixo, médio ou alto risco de desenvolvimento de diabetes, avaliando fatores como IMC, hábitos, circunferência abdominal, histórico familiar, entre outros pontos. 

Enfermeira do Ipesaúde, Sandra Ribeiro explica que o principal fator de risco nem sempre é genético. “O que mais pesa na avaliação é o estilo de vida atual da pessoa. Mesmo sem histórico familiar, se ela não se alimenta bem, não faz atividade física e tem pressão alta, por exemplo, o risco de desenvolver o diabetes é bem elevado. Quando apresentamos o resultado do Findrisc, muitos se assustam e dizem que vão mudar os hábitos. Esse é justamente o nosso objetivo: provocar reflexão e transformação”, pontua.

Entendendo melhor o diabetes

A enfermeira Evelyn Oliveira foi uma das palestrantes na ação e ressaltou a importância do evento como um instrumento de impacto real na saúde dos beneficiários. “Sabemos que o diabetes é uma doença crônica, sem cura e que pode desencadear muitas complicações ao longo dos anos. Prevenir é a chave para mudarmos as estatísticas que atingem milhões de brasileiros. A educação em saúde e a busca daqueles que ainda não têm diagnóstico são essenciais para intervir precocemente e evitar complicações do diabetes”, destaca.

Em sua explanação, Evelyn realizou uma dinâmica de perguntas e respostas, esclarecendo dúvidas importantes sobre o diabetes — uma condição na qual o corpo não consegue controlar corretamente os níveis de açúcar no sangue. Entre as questões levantadas, a enfermeira abordou “o que é a hipoglicemia” (queda do açúcar no sangue); “o que é a insulina” (hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a controlar a glicose, permitindo que ela entre nas células para ser usada como energia); “quais os sintomas mais comuns de aumento do açúcar no sangue” (sede excessiva e vontade frequente de urinar); entre outros.

Beneficiária do Ipesaúde, Maria Purificação Costa participou da ação e, para ela, o evento foi uma oportunidade de aprender mais sobre os riscos e cuidados com a saúde. “A gente, às vezes, acha que está fazendo tudo certo, mas tem informações que não chegam até nós. Aqui, descobri, por exemplo, sobre o exame do pé diabético. Achei ótimo que esses eventos aconteçam porque tiram dúvidas e orientam de verdade”, avalia. Maria relatou manter hábitos saudáveis, como fazer exercícios diariamente e manter uma alimentação rica em frutas e verduras, mas reforçou que ainda há muito a aprender.

Programação

A ação acontece no Centro de Endocrinologia e Diabetes, localizado na Praça Alm. Tamandaré, 75, Bairro São José. Às 14h, será realizada a palestra “Alimentação inteligente para prevenir e controlar o diabetes”, com a especialista Graziella Roberta Santos Alfredo, que trará informações importantes para a saúde e o bem-estar dos participantes.

Até às 18h, serão realizadas medição do IMC, aferição da glicemia e pressão arterial, além da aplicação do questionário Findrisc para avaliação do risco de diabetes. Se necessário, os participantes serão encaminhados para endocrinologista e nutricionista. 

A ação no Ipesaúde faz parte de uma série de iniciativas voltadas à atenção primária e prevenção de doenças crônicas. A proposta é ampliar o cuidado com os beneficiários, estimulando o autocuidado, o monitoramento regular e a adoção de práticas que possam garantir mais qualidade de vida e bem-estar. O intuito é manter diálogo entre profissionais de saúde e beneficiários, criando um ambiente propício para mudanças saudáveis na rotina.


Notícias Indicadas

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação