FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 04 de fevereiro de 2026
POR: Carla Passos
Fonte: Assessoria
Em: 09/07/2025 às 15:57
Pub.: 09 de julho de 2025

Senado aprova projeto de Laércio que garante mamografia a partir dos 30 anos para mulheres com histórico familiar de câncer

Senado aprova projeto de Laércio que garante mamografia a partir dos 30 anos para mulheres com histórico familiar de câncer - Foto: Agência Senado

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (9) o Projeto de Lei 3.021/2024, de autoria do senador Laércio Oliveira (PP-SE), que garante o direito à mamografia a partir dos 30 anos para mulheres com histórico familiar de câncer de mama. O projeto foi relatado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

O senador Laércio afirmou que a ideia do projeto surgiu quando uma sergipana o procurou relatando da sua dificuldade de fazer exame mesmo com suspeita de problemas de saúde. Aquilo me angustiou muito!”, disse o senador.

Durante a leitura do relatório, Damares elogiou a sensibilidade de Laércio Oliveira e do senador Plínio Valério (PSDB-AM), que também apresentou um projeto voltado à saúde da mulher — no caso dele, assegurando mamografias anuais a partir dos 40 anos no SUS.

“São dois senadores homens que apresentam as propostas preocupados com a saúde da mulher. Um do Norte e um do Nordeste. Os dois senadores amados. Eles estão lá na ponta. As eleitoras deles conversam com eles. Então é muito interessante porque tem pessoas que acham que aqui no Senado a violência contra a mulher, a saúde da mulher são temas só nossos”, disse Damares.

O projeto de Laércio dá prioridade a mulheres consideradas de alto risco para o desenvolvimento da doença, como aquelas que já possuem mutações genéticas conhecidas, histórico familiar significativo ou risco estimado igual ou superior a 20% ao longo da vida. O texto propõe ainda que o acesso ao exame seja garantido nos planos de saúde, sem limitação de quantidade ou periodicidade.

“Estamos trazendo um grupo bem específico. Isso não vai falir o governo, com certeza não vai falir a União. Pelo contrário, vai evitar que essa mulher tenha um sofrimento ao longo da vida, um sofrimento que, inclusive, tem impacto financeiro muito maior mais adiante. Imagine uma jovem de 30 anos cuja mãe teve câncer de mama, a avó também, além de tias e primas. Essa mulher precisa começar o rastreamento o mais cedo possível — destacou Damares.

Em sua fala, o senador Laércio Oliveira agradeceu a relatora e relembrou sua trajetória de vida e reencontro com Damares após anos de convivência na igreja evangélica, durante sua adolescência em Aracaju.

“O mais incrível é que, quando me elegi deputado federal, não tinha histórico político. Minha vida sempre foi dedicada à família, à igreja. Quando reencontrei Damares, ela era chefe de gabinete de um deputado, e coordenava a Frente Parlamentar Evangélica na Câmara. Foi um reencontro muito especial. E hoje, estarmos aqui, debaixo do mesmo teto, trabalhando pelo Brasil, é claramente o esquadrinhamento de Deus nas nossas vidas”, afirmou.
 
O senador também destacou a atuação de Damares antes mesmo da notoriedade pública:

“Quando o Brasil ainda não conhecia Damares, ela já dedicava a vida às pessoas mais vulneráveis. Não era a senadora Damares, era a mulher de fé, de coragem, que já fazia a diferença. E hoje, vê-la relatar esse projeto, com essa mesma força e compaixão, é motivo de muita gratidão. Essa história nos une. A gente tem dificuldade de se chamar de ‘Excelência’, porque a relação é de irmãos em propósito, com a mesma missão de servir ao próximo”, observou o senador.

O projeto segue em decisão terminativa na Comissão e seguirá diretamente à Câmara dos Deputados, sem necessidade de votação em plenário no Senado.


Notícias Indicadas

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação