O que levar em conta na hora de escolher um celular para gravar conteúdo para redes sociais
Social media, influencers e donos de lojas virtuais sabem da importante de escolher um bom aparelho para gravação de conteúdos de qualidades para suas redes sociais

Criação de conteúdo é um trabalho que exige personalidade, inventividade, originalidade, mas principalmente qualidade de som e imagem daquilo que está sendo transmitido. Isso é válido para qualquer rede social, seja do nicho que for, de influencer à loja virtual, seja no TikTok, Instagram ou Youtube.
O que levar em conta na hora de escolher um smartphone
E como a maior parte dos conteúdos criados são feitos a partir do celular, devido à sua praticidade e portabilidade, ter um aparelho potente, com bastante memória para armazenamento, além de processamento rápido para edição de vídeos e câmera de qualidade é fundamental para se obter um conteúdo profissional.
Além disso, uma bateria de boa duração é um grande diferencial, principalmente para as tomadas externas. A disponibilidade de se conectar em redes 5G também é uma funcionalidade importante, uma vez que é mais rápida seja para baixar ou fazer upload de conteúdos. O lado positivo é que ela já está disponível em boa parte das cidades brasileiras, sobretudo nas capitais e suas regiões metropolitanas.
Veja quais marcas se destacam no mercado
Entre as marcas disponíveis no mercado, Apple e Samsung se destacam. Sendo a primeira os Iphones, principalmente nos modelos recentes, que possuem as melhores câmeras do mercado. O IPhone 16, por exemplo, possui recursos interessantes como o novo recurso chamado Controle da Câmera, um botão que agiliza a captura de fotos e vídeos.
Modelos como o iPhone 16 Pro Max e o iPhone 16 Pro ainda vem equipados com o chip A18 Pro, processador de altíssimo desempenho gráfico. Junto da câmara de 48 MP com sensor quad-pixel, permite a gravação em 4K Dolby Vision a 120 quadros por segundo! Contudo, a concorrente sul-africana não fica muito atrás.
O Samsung Galaxy S23 Ultra 5G é um dos smartphones topo de linha da marca. Com câmera de 200 MP e zoom de até 100x, é capaz de gravar na resolução de 3088 x 1440 pixels! Modelos anteriores, como o S22 não ficam muito atrás, com sua câmera de 108 MP traseira e 40 MP frontal.
Mas a pioneira em assunto resolução foi a Motorola. O Moto Edge 30 Ultra foi o primeiro a ter uma câmera de 200 MP, além de contar com sensor que captura mais luz, permitindo imagens melhores mesmo com iluminação insuficiente. Pode gravar em 8K. Já sua câmera frontal grava em até 4K. Contudo, o preço destes celulares pode ser alto para um produtor iniciante. De toda forma, como são ferramentas de trabalho, devem ser vistos como um investimento.
Opções para quem precisa de mais pagando menos
Para quem precisa investir menos dinheiro, há opções boas no mercado a preços mais convidativos. O Edge 50 da própria Motorola se destaca pela tela de 120Hz, câmera traseira de 50 MP e frontal de 32 MP. Chineses como o Realme Pro Plus e até mesmo os Xiaomi, como o POCO X7 Pro, tem ótimo desempenho e câmeras que chegam aos 64 MP.
Já quem precisa de fato de um celular de topo mesmo não podendo gastar muito, a opção pode ser procurar por um aparelho usado. O iPhone XR seminovo e o iPhone XR usado podem ser encontrados a preços interessantes. O aparelho conta com 256 GB, mas sem a possibilidade de câmera de 12 megapixels que tira fotos com resolução de 4608x2592 pixels e gravar vídeos em 4K.