Flutuante Topo BANESE
Aracaju (SE), 18 de novembro de 2025
POR: Assessoria de Imprensa
Fonte: Assessoria de Imprensa
Em: 18/11/2025 às 16:09
Pub.: 18 de novembro de 2025

Projeto de Lei de Eduardo Amorim garantiu direitos às pessoas com deficiência

Eduardo Amorim - Foto: Plácido Noberto

Durante os oito anos representando Sergipe no Senado Federal, Eduardo Amorim expressou sucessivas manifestações de apoio às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, sendo o autor do Projeto de Lei do Senado (PLS) Nº 492/2017. O requerimento tornou expressa a inclusão de automóveis e motocicletas - entre os tipos de veículos, abrangidos na reserva de vagas exclusivas para este público. A mudança proposta por Eduardo esteve atrelada à Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, conhecida como: 'Lei de Acessibilidade'.

Conforme anteriormente previsto no texto constitucional, somente 2% das vagas de estacionamento deveriam ser obrigatoriamente reservadas para veículos utilizados para transportar pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção, sem definir a quais tipos de veículos se aplicavam essa regra. "Esse trabalho foi amparado pelos quesitos social e humano. Com base no diálogo sempre progressista com pessoas com deficiência ou seus familiares, conseguimos defender estas medidas que posteriormente passou a beneficiar quem precisa de plena acessibilidade", destacou.

Ao circular por shoppings centers, supermercados ou demais estabelecimentos com múltiplas vagas de estacionamento, é possível observar que próximo às entradas há espaços exclusivos. Sobre este avanço, foi a PLS de autoria de Eduardo Amorim quem estabeleceu e garantiu o direito em todo o território nacional, alterando artigos da Lei Nº 10.098/2000. Além disso, a lei inclui que as vagas para motocicletas também devem ser reservadas, pois a lei 10.098/2000 não estabelecia quais tipos de veículos se aplicavam à regra, e, por fim, a lei corrigiu o termo: “portadora de deficiência”, para: “pessoa com deficiência”.

"Existem leis que precisam ser atualizadas com frequência. Desde o momento em que apresentamos esse Projeto de Lei no Sanado, outras mudanças foram estabelecidas, a exemplo de vagas para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), idosas ou gestantes. Defender essas políticas públicas é um dever de todos e uma obrigação para parlamentares, chefes dos poderes executivos e demais gestores públicos", completou Eduardo Amorim.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação