Aracaju (SE), 08 de outubro de 2025
POR: Agência Aracaju de Notícias
Fonte: Agência Aracaju de Notícias
Em: 07/10/2025 às 11:53
Pub.: 08 de outubro de 2025

Centro Vivo: Prefeitura de Aracaju e Governo do Estado promovem workshop para debater a requalificação do centro da capital

Centro Vivo: Prefeitura de Aracaju e Governo do Estado promovem workshop para debater a requalificação do centro da capital - Foto: Ronald Almeida/SecomPMA

A Prefeitura de Aracaju e o Governo de Sergipe promoveram, nesta terça-feira, 7, um workshop para apresentação do projeto ‘Centro Vivo’, iniciativa que vai nortear as ações de requalificação do centro da capital. O encontro teve como objetivo ampliar o debate, promover a troca de experiências e planejar ações conjuntas voltadas às áreas de urbanismo, comércio, economia, cultura, turismo e mobilidade. A programação se estendeu durante todo o dia, com mesas temáticas no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL).

O Centro Vivo propõe uma cidade mais humana, verde e conectada, inspirada no conceito da “Cidade Caminhável de 15 minutos”, garantindo mobilidade acessível e inclusiva. O projeto está estruturado em eixos como a Orla Fluvial do Rio Sergipe, reforma e ampliação dos calçadões, despoluição visual das fachadas históricas, implantação de mobiliário urbano, requalificação de praças, criação de conexões seguras entre terra e rio e integração de atividades esportivas, culturais e de lazer. A proposta valoriza o patrimônio histórico e paisagístico do centro e do Rio Sergipe, reforçando o sentimento de pertencimento e estimulando o turismo, a cultura e a convivência nos espaços públicos.

Para a prefeita Emília Corrêa, o seminário representa um passo importante para revitalizar o coração da cidade. “Nós estamos efetivamente dando início, materializando todo um projeto. A prefeitura começou fazendo isso já com a pavimentação nas ruas do centro da cidade e a limpeza de bueiros. Isso tudo já é a prévia daquilo que a gente quer fazer. Mas claro que a gente não consegue fazer tudo isso sozinho. É necessário que as parcerias aconteçam. É importante que a prefeitura esteja em parceria com o governo do Estado, com outros entes, para que as coisas aconteçam. Porque o dinheiro do tesouro por si só não dá. A gente tem ido buscar recursos e, com certeza, as coisas agora tendem a acontecer”, destacou.

A prefeita reforçou ainda que o centro voltará a ser um espaço vivo e multifuncional. “O centro não vai ser apenas um centro comercial antigo: será um centro com espaços de convivência, gastronômico, cultural, e tudo isso a gente vai trazer de volta”, afirmou. Emília Corrêa adiantou que a gestão estuda o retorno da sede da prefeitura para o centro, além da construção de uma creche e ações para fortalecer o turismo e o comércio na região. Ela também destacou o lançamento do Observatório Econômico de Aracaju e a divulgação do Censo do Centro Comercial. “A gestão está investindo sempre em ferramentas de inteligência e informação para subsidiar políticas públicas e decisões estratégicas”, completou.

O secretário especial do Planejamento, Orçamento e Inovação de Sergipe, Júlio Filgueira, que representou o governador Fábio Mitidieri, destacou o workshop como um marco de parceria entre o Estado e o município. “Nós estamos convencidos de que só será possível um programa efetivamente responsável e que esteja em sintonia com aquilo que a cidade precisa se estiverem juntos Estado e Prefeitura. Mais do que isso, é preciso que aqui signifique um gesto de confiança. Em qualquer lugar do mundo onde houve processo de revitalização do centro, a iniciativa privada, o comércio, os empresários, os empreendedores, o movimento social e a moradia sempre estiveram juntos. Então o governador e a prefeita chegaram à conclusão, e nós saudamos essa iniciativa, de que é preciso estabelecer qual deve ser o modelo de governança para que a gente lidere um grande programa”, afirmou.

O secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão de Aracaju, Thyago Silva, também ressaltou a importância da cooperação entre as esferas de governo e da troca de ideias. “Esse momento é maravilhoso para compartilhar ideias e projetos. Desde sempre a prefeita Emília teve um olhar sensível para o centro, para a revitalização e regeneração dessa área. Tanto é que, no início da gestão, ela já começou fazendo algumas inserções, asfaltando de ruas, desobstruindo bueiros e revitalizando calçadas de acessibilidade. Hoje a gente traz projetos maiores, convidando o Estado para juntos iniciarmos algo tão importante que é a revitalização do centro, o coração pulsante da nossa cidade”, frisou.

A programação seguiu com a mesa de discussão “O Futuro dos Centros Urbanos: Lições de Barcelona para Aracaju”, conduzida pelo arquiteto Enric Truñó Lagares, ex-vereador e ex-secretário de Esportes de Barcelona (1981-1995), um dos responsáveis pela organização dos Jogos Olímpicos de 1992. Ele destacou que o objetivo principal era ouvir e contribuir. “Sabemos que já existe um trabalho relevante, tanto da prefeitura quanto do governo do Estado, para a revitalização do centro de Aracaju. Vamos ver, a partir deste momento, como trabalhamos com consenso, parcerias público-privadas e liderança da prefeitura, porque esta é uma cidade que precisa da cooperação de todos. Também vou explicar as ações que fizemos em Barcelona na transformação e revitalização do centro urbano”, disse.

O público também participou de debates sobre os temas “Ações e Desafios do Centro e as Iniciativas Públicas e Privadas”, “Cultura, Comércio e Turismo” e “Planejamento Urbano e Políticas Públicas para o Fortalecimento do Território”.

Presenças

Participaram da abertura solenidade os secretários municipais Dilermando Júnior, do Desenvolvimento Econômico e da Inovação (Semde); Sérgio Guimarães, da Infraestrutura (Seminfra); Paulo Corrêa, da Cultura (Secult Aju); Sidney Tiago, da Fazenda (Semfaz); Fábio Uchôa, da Articulação, Parcerias e Investimentos (Sempi), Simone Valadares, da Família e da Assistência Social (Semfas); além do presidente do Aracaju Previdência, Luciano Paz.

Também estiveram presentes o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo de Sergipe, Jorge Teles; o presidente da CDL Aracaju, Elison Bonfim; os vereadores Breno Garibaldi e Selma França; o capitão dos Portos de Sergipe, Luiz Felipe Lima Santos; o superintendente do Iphan, Luiz Eduardo Oliva; o superintendente do Patrimônio da União em Sergipe, Waldoilson Leite; o presidente da Agência Desenvolve-SE, Milton Andrade; o presidente da Acese, Maurício Vasconcelos; o superintendente do IEL, Rodrigo Rocha; o presidente da Cehop, Jorge Henrique; o representante da Aseopp, Geraldo Magela, e o diretor-superintendente do Instituto Banese, Ézio Déda.

Veja mais

Seplog intermedia discussões em workshop sobre requalificação do Centro de Aracaju

Governo de Sergipe discute ações conjuntas para requalificação do Centro de Aracaju


Notícias Indicadas

Saúde preventiva acessível: ComfortClin lança pacote completo de check-up para homens e mulheres

ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

SMTT de Aracaju realiza intervenções para melhorar a mobilidade na Alameda das Árvores

SMTT de Aracaju: Rua Péricles Muniz Barreto, no Salgado Filho, passa a ser mão única a partir de terça-feira, 30

Conheça Sergipe: confira dados geográficos e econômicos de todos os municípios sergipanos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação