Aracaju (SE), 20 de janeiro de 2026
POR: José Lima Santana
Fonte: José Lima Santana
Em: 19/06/2025
Pub.: 20 de junho de 2025

Percalços da Vida :: Por José Lima Santana

José Lima Santana*

José Lima Santana (Imagem: Arquivo Pessoal/José Lima Santana)

A vida tem seus inúmeros percalços, seja lá onde for, quando for, ou com quem for. Como dói ver famílias se desestruturando, desfazendo o vínculo que foi construído desde o primeiro olhar de um para o outro e que se foi estreitando com a realização do matrimônio. Uso a palavra matrimônio, e não casamento, exatamente para dar o sentido de sacramento, como sói ocorrer com os cristãos católicos. A desagregação familiar sempre traz dissabores para o casal, ou, no mínimo, para um dos dois, ora mais, ora menos.

Tenho ouvido pessoas casadas em confissão, no momento em que o matrimônio começa a afundar, ao que parece, porque não está, ou nunca foi, tratado como sacramento. 

Como advogado militante no passado, atuei em diversos casos em que os casais foram desgastando o vínculo que os unia, chegando à separação judicial ou ao divórcio. O que me aturdia era o caso dos filhos menores, quando os tinham. Por vezes, as crianças eram as mais prejudicadas com o desenlace matrimonial. Inclusive, um ou outro lado se servia, indevidamente, dos filhos para atanazar a outra parte.

Para quem exerce o ministério sacerdotal não é fácil conviver com o peso de confissões em que o homem ou a mulher se acha em estado de desassossego por conta de uma separação à vista ou já consumada.

Tem faltado diálogo entre muitos casais, mas também um pouco mais de tolerância. Todavia, tem faltado, sobretudo, compreensão e respeito. De um ou de outro lado. E, assim, as famílias vão desmoronando. 

Outra situação de grande percalço da vida, universalmente falando, têm sido (e isso acontece desde sempre) as desavenças entre os povos e as nações, que acabam gerando as guerras, intermináveis, pois elas se sucedem, como as que agora estão em curso, alarmando o mundo inteiro.

As guerras são terríveis, devastadoras, que não reconhecem rostos. Homens, mulheres ou crianças são todos iguais debaixo dos bombardeios. Todos podem morrer. Todos podem perder vidas e bens. Ruas, bairros e cidades são destruídos. Países são desmantelados, na economia, na infraestrutura e em tantos outros aspectos. 

Aí estão os embates entre Israel e seus eternos desafetos. Entre a Rússia e a Ucrânia. Entre Israel e o Irã. Sem contar com inúmeros conflitos que ensanguentam o solo africano, ou que acendem o temor de uma guerra nuclear entre a Índia e o Paquistão. 

Além de outras demandas encravadas em diversas partes do mundo, como a luta de alguns países da América Latina contra o narcotráfico, ou como a, até agora inglória, luta brasileira contra organizações de malfeitores que, no caso do Rio de Janeiro, já se tornou rotina os bandidos levarem o terror à cidade, ou a partes dela, quando bem querem e entendem. 

Nessa particularidade, entretanto, uma situação deve estar clara: os bandidos que estão assentados nos morros não compram, diretamente, drogas e armas no exterior. O morro não compra lá fora. O asfalto, sim, é o comprador. E, de preto, o asfalto só tem a cor. Quem nele pisa diariamente tem colarinho branco. 

Portanto, os percalços da vida continuam e continuarão enquanto o mundo for mundo. Outro percalço que não deve ser relegado é o que vem ocorrendo com o Planeta: a destruição do meio-ambiente. Chegamos a um ponto crucial, porém forças econômicas e políticas, aqui entre nós ou alhures, não estão nem aí para o problema. Aliás, essas forças não querem enxergar o problema. Querem, sim, expandir suas pérfidas ideias no sentido de continuar devastando em nome do “progresso” e do “desenvolvimento”. Ou seja, em nome da ganância. 

*Padre (Paróquia Santa Dulce dos Pobres – Aruana - Aracaju), advogado, professor da UFS, membro da ASL, da ASLJ, da ASE, da ADL e do IHGSE.


Notícias Indicadas

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação