FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 31 de janeiro de 2026
POR: Marcio Rocha
Fonte: Marcio Rocha
Em: 18/12/2020 às 09:59
Pub.: 21 de dezembro de 2020

Só vamos superar a crise se cada um fizer sua parte :: Por Marcio Rocha

Marcio Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)

Marcio Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)

Ainda não é momento de se comemorar. Infelizmente, a pandemia do coronavírus levou a vida de 2.387 sergipanos até a sexta-feira (18), trazendo tristeza, abatimento, sofrimento e desalento para milhares de famílias. São perdas que jamais serão reparadas, porque foram vidas que se esvaíram nesse verdadeiro cenário de terror que vemos nos hospitais, nas casas e no íntimo das pessoas. Além disso, também sofremos com uma grave crise que abateu nosso mercado, principalmente as atividades comerciais e de serviços, que trouxe junto um número expressivo de desempregados, devido a quatro meses que as lojas estiveram fechadas. 

Mas essas perdas têm sido recuperadas com muito esforço da classe empresarial e dos trabalhadores, que juntos estão trabalhando seguindo as regras impostas para o controle da pandemia, combatendo a disseminação da doença e promovendo a recuperação das perdas das vendas do varejo e dos empregos que também foram perdidos no período. Estivemos com mais de 15 mil desempregados. Contudo, atualmente, os dados do CAGED apontam que metade desses empregos já foram recuperados. A tendência é de manutenção de elevação neste final de ano. 

Esse é um dos resultados da retomada da confiança dos empresários no cenário econômico atual. Mesmo diante de instabilidades, por conta de um novo avanço da transmissão da COVID-19, a economia se comporta de modo mais promissor para os próximos meses. É importante salientar que durante os meses em comércio voltou a abrir as portas, a taxa de contágio esteve baixa e a pandemia sob controle no estado, mostrando que as atividades comerciais não tinham correlação com a doença. As lojas voltaram a atuar, voltaram a vender e voltaram a acelerar nossa economia que esteve parada após um grave tombo. Agosto, setembro e outubro apresentaram grandes elevações nas vendas, no que diz respeito à variação comparativa anual. Novembro e dezembro deverão manter essa trajetória de recuperação forte.

O momento atual inspira novos cuidados para que a doença não volte a avançar severamente como está acontecendo em outros estados do Brasil. Estamos com crescimento do contágio há um mês e estabilidade no número de mortes há dois meses. Estamos em um processo de recuperação dos postos de trabalho, porque os consumidores voltaram com força às lojas e esse ciclo virtuoso não pode ser momentâneo. 

Para isso, é necessário que as pessoas voltem a se proteger e proteger aos outros. Pois é injusto que pessoas inocentes, trabalhadores inocentes e empregadores voltem a sofrer por atos inconsequentes de pessoas que não possuem noção do que é certo e ignoram o problema sério que está atrás das portas de quase 2.500 famílias, por terem perdido seus entes queridos. Não adianta acreditar que é invulnerável, fazer de conta que nada está acontecendo, aglomerar em festas, não usar a máscara nesse momento em que ela é necessária, nem dizer que só quem pega a doença é velho. O vírus está por todos os lugares e ele pode atingir a todos, suas famílias, empresas e empregos.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação