FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 31 de janeiro de 2026
POR: Marcio Rocha
Fonte: Marcio Rocha
Em: 09/01/2021 às 08:00
Pub.: 08 de janeiro de 2021

Inflação em Sergipe chega aos 3.20% em novembro :: Por Marcio Rocha

Márcio Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)

Márcio Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)

De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de Sergipe, que aponta a variação dos preços de produtos e serviços no estado, em novembro do ano passado apontou crescimento de 3,2% acumulados no período estudado. O que isso quer dizer? Isso é a popular inflação. O custo de vida do sergipano está levemente maior atualmente, que no início de 2020. O cálculo do indicador é feito de acordo com pesquisa de preços no primeiro e último dia de cada mês, portanto entre 01 de janeiro e 30 de novembro, chegou-se ao valor de 3.2% de elevação nos preços gerais dos produtos.

Dos nove subgrupos que compõem a formação do IPCA, sete apontam crescimento ao longo de 2020, dois indicam queda. A maior variação de elevação se encontra no grupo alimentação e bebidas, cujos preços dos produtos aumentaram 14.95%, um número assustador para as famílias, que dependem basicamente desses elementos para sobreviver. Um dos principais motivadores dessa elevação foi o preço de carnes, pois o mercado passou a sentir mais o impacto da exportação desses alimentos para outros países, reduzindo a oferta no mercado local e isso provoca elevação dos preços finais para o consumidor. Em relação às bebidas, o aumento no consumo de bebidas alcóolicas durante o período de pandemia, também forçaram o encarecimento. As pessoas estão bebendo mais e, com maior demanda, maior o custo do produto em si. 

Já um dado que chama atenção é a redução nos preços dos produtos de vestuário. Comprar roupas até novembro estava consideravelmente mais em conta para o consumidor. O IPCA de vestuário apontou queda de -7,13%, um dado importante diante de um período em que aparentemente tudo se encontra mais caro. Contudo, pode-se explicar de modo simples o que tem acontecido. As ações das lojas do comércio varejista de roupas para atrair o consumidor após a permissão da volta de seu funcionamento, contam com diversas promoções para o público, o que ajuda a trazer as pessoas de volta às compras. Além disso, muitos microempreendedores investiram em negócios online e estão vendendo seus produtos por meio de redes sociais, marketplaces, entre mais alternativas. Isso diminui os custos do valor final do produto, colocando o preço mais em conta para o consumidor. Foi um ano bom para a compra de roupas.

Na composição geral do IPCA, juntamente com alimentos e bebidas, houve aumento dos preços em habitação, artigos de residência, transportes, saúde e cuidados pessoais, despesas pessoais e comunicação. Já, o setor de educação segue no vácuo do vestuário, também com redução nos preços finais. De todo modo, até 30 de novembro, no contexto geral, se uma pessoa utilizava R$ 100 para fazer compras em janeiro, esse mesmo valor comprou um pouco menos de itens em novembro.

Os dados finais do IPCA de 2020 deverão sair até o final da próxima semana. O indicador inflacionário mostra no comparativo de janeiro a novembro, que os sergipanos estão com elevação de preços maior que a nacional, que apontou até o último período estudado, 3,13% de crescimento, com nosso povo pagando 0,07% a mais que a média nacional.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação