FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 31 de janeiro de 2026
POR: Marcio Rocha
Fonte: Marcio Rocha
Em: 31/03/2021 às 12:57
Pub.: 31 de março de 2021

A pandemia não pode continuar afetando o emprego :: Por Marcio Rocha

O que mais preocupa na vida das pessoas é a condição de endividamento. Em tempos nos quais a manutenção dos empregos depende diretamente da abertura das atividades econômicas, fechá-las só vai piorar a situação geral da economia do estado, criando problemas além da própria ordem econômica, sociais. O mercado sergipano apresenta uma recuperação gradativa e importante, pois no ano passado, neste período o indicador de emprego começou a apontar queda que terminou levando quase 15 mil postos de trabalho, contagem igual à de 2016, quando a baixa no estado, decorrente da crise econômica, foi grande.

Márcio Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)

Márcio Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)

Dessa vez além da crise de saúde, que enfrentamos durante a pandemia, veio como dano colateral a crise econômica, que levou as vendas do comércio a uma grande queda, a produção industrial foi puxada para baixo como consequência e o resultado desagradável da redução dos postos de trabalho foi o mais sensível. Milhares de pessoas sofreram com isso, pois a redução do emprego é consequência da redução da atividade econômica, que foi praticamente a zero por um período considerável. Entretanto, a recuperação foi forte, com o crescimento das vendas do comércio, a retomada da indústria, a elevação dos trabalhos no agronegócio, o que fez por elevar a empregabilidade. Estamos há sete meses com crescimento no número de empregos em Sergipe. Os dados do CAGED de fevereiro indicaram 352 novos postos de trabalho criados. E isso é o melhor termômetro para entender o cenário da economia. Se o emprego se recupera, todo o ciclo produtivo também está se reerguendo.

Os resultados são bons, verdade. Contudo, a pandemia ainda se encontra também em processo de aceleração, com mais pessoas internadas que no pior momento do ano passado. A ultrapassagem aconteceu na semana passada, o que provoca preocupação em todo o contexto. As pessoas ainda não tomaram consciência que suas atitudes são o principal caminho para a continuidade da transmissão da COVID e parecem ignorar o problema. Essas mesmas pessoas que semanalmente estão sendo vistas nas redes sociais fazendo aglomerações, festinhas em casas de praia, sítios, chácaras e até mesmo nas ruas, são em sua grande maioria trabalhadoras do setor terciário, que movimenta 70% do fluxo produtivo e gerador de renda para as famílias. Enquanto esse comportamento permanecer, não poderemos precisar o que vai acontecer com as empresas, os empregos e as vidas das pessoas.

Não adianta o Governo do Estado seguir com medidas de controle, para evitar o contágio da doença, se as pessoas não colaboram com o que tem sido determinado. A ignorância, ou até mesmo desdém, acerca do que está acontecendo é que tem provocado essas dificuldades todas para a sobrevivência dos negócios e manutenção dos empregos. A pandemia levou mais de 3.500 pessoas, mas também provocou a demissão de quase 15 mil trabalhadores. Neste momento, o que se deve fazer para preservar sua vida e seu posto de trabalho, é seguir as orientações sanitárias e cumprir as determinações do decreto governamental. É necessário que neste momento tomemos essas atitudes, para que mais à frente possamos continuar sendo fortes não somente na saúde, mas também na produtividade. A pandemia não pode continuar afetando o emprego. E o agente essencial para que isso pare de acontecer é você.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação