FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 31 de janeiro de 2026
POR: Marcio Rocha
Fonte: Marcio Rocha
Em: 30/04/2021 às 10:41
Pub.: 30 de abril de 2021

Preço do aço dispara e prejudica economia :: Por Marcio Rocha

Márcio Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)

Márcio Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)

Com aumentos sucessivos, segundo o Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (INDA), o aço brasileiro está cada vez mais difícil para ser comprado pela indústria nacional. Neste ano, o aumento está próximo da casa dos 47%, considerando a estimativa de 12% somados aos 35% já majorados apenas em 2021. Com isso, uma das principais forças motrizes do processo de recuperação econômica em tempos de crise grave, o setor da construção civil, está sendo afetado drasticamente. A elevação constante nos preços prejudica toda a cadeia produtiva, devido à elevação no custo final do produto industrial da construção. 

O insumo com preço elevado está criando uma condição de desabastecimento, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Para 84% das construtoras, há dificuldade para conseguir comprar e receber aço para seus empreendimentos. Os empresários do setor culpam a indústria siderúrgica pelos problemas, relacionando diretamente à instabilidade no preço do produto. Para reduzir essa dificuldade, os representantes do setor sugeriram ao Governo Federal a redução no imposto sobre importação do aço, com a finalidade de diminuir a condição alegada por eles de desabastecimento. 

Empresários do setor em Sergipe, em conversa com a coluna, informaram serem reféns do oligopólio que domina o mercado nacional, e acreditam que a sugestão da CBIC de redução dos impostos seria um caminho prático para equilibrar a relação de consumo, aumentando a oferta aceira no país. Segundo eles, as dificuldades para a compra do aço estão provocando o atraso das obras, porque além da carestia no valor do produto; que acumula elevação de preço de 130% nos últimos 12 meses; e a demora para entrega, não existe competitividade no mercado para que possam encontrar melhor preço para execução de seus trabalhos. 

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, foi claro ao dizer que “as siderúrgicas estão fazendo terrorismo, cada mês colocando uma tabela no mercado com 8, 10, 15% de aumento”. Ou seja, nessa condição condicionante, as empresas do setor têm sofrido bastante para conseguir honrar os seus contratos, pois investem cada vez mais recursos na compra de um único produto, que é essencial para a atividade. E a saída, neste momento seria promover um equilíbrio de preços no mercado interno com a abertura de facilidades para a entrada de aço estrangeiro no país, aumentando a oferta de compra. 

No Brasil, apenas três empresas controlam o mercado de aço para a construção civil, o que em uma economia em expansão torna-se um contrassenso por ser um oligopólio e oligopsônio ao mesmo tempo. Considerando que elas exercem o poder de mercado, controlando do modo que desejam o processo produtivo, mantendo não somente a indústria da construção como refém, mas outras atividades que também possuem alta demanda, como a de bens de consumo e a automotiva. É necessário expandir o mercado para que a construção volte a elevar sua produtividade. Uma das principais consequências da inconstância do preço de um dos principais insumos para a construção está no abandono de obras públicas contratadas. Pois a variação da precificação do aço impede que os contratos sejam cumpridos dentro dos preços licitados.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação