Flutuante Topo BANESE
Aracaju (SE), 17 de novembro de 2025
POR: Prefeitura de Aracaju
Fonte: Prefeitura de Aracaju
Em: 17/11/2025 às 08:15
Pub.: 17 de novembro de 2025

Tamo Junto Aracaju: Prefeitura levará mais de 100 serviços ao bairro Olaria

Tamo Junto Aracaju 2ª edição - Foto: Ronald Almeida/Secom PMA

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), realizará no dia 22 de novembro, das 8h às 13h, a 4ª edição do projeto ‘Tamo Junto Aracaju’. Dessa vez, o evento acontecerá no bairro Olaria, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Oviêdo Teixeira.

A iniciativa, que começou em agosto no bairro Lamarão, é realizada mensalmente e tem como principal objetivo levar serviços públicos diretamente às comunidades de todas as regiões da capital.

Segundo a prefeita Emília Corrêa, a proposta tem como missão aproximar ainda mais a gestão municipal das pessoas. “O Tamo Junto Aracaju nasceu para estar ao lado da população, para levar serviços que fazem diferença no dia a dia. Nosso papel é facilitar a vida das pessoas e garantir o acesso aos direitos de forma prática. Por isso, temos investido em ampliar os serviços sociais com muita responsabilidade”, destacou.

Ao todo, 19 órgãos da gestão municipal estarão envolvidos na ação. A população contará com atendimentos médicos, vacinação, orientações sociais, atividades esportivas e culturais, doações de mudas, vacinação e microchipagem de cães e gatos, além de ações voltadas ao empreendedorismo e à empregabilidade.

Durante a 3ª edição, realizada no Centro Social Urbano (CSU) Professor Gonçalo Rollemberg Leite, no bairro José Conrado de Araújo, foram realizados 2.052 atendimentos, garantindo o acesso da população do bairro e comunidades adjacentes a direitos e serviços de saúde, cidadania, cultura, esporte, empregabilidade e bem-estar.

Confira os serviços da 4ª edição:

Secretaria Municipal da Saúde (SMS) - senha

Consultas:

  • Clínico Geral adulto;
  • Clínico Geral infantil;
  • Dermatologia;
  • Oftalmologia;
  • Endocrinologia;
  • Cardiologia.

Serviços:

  • Ultrassom;
  • ECG;
  • Avaliação odontológica para rastreamento de câncer bucal;
  • DRMAAC (orientação sobre consultas e exames);
  • Vacinas humanas;
  • Testes rápidos e sinais vitais;
  • Exame citopatológico;
  • Vacinas pets;
  • Ouvidoria Itinerante.

Secretaria Municipal da Educação (Semed)

Primeira Infância:

  • Oficina brinquedos africanos;
  • Oficina tecido, pintura e nó abayomi.
  • Orientação sobre a Educação de Jovens e Adultos;

Oficinas de Afroletramento:

  • Roda de capoeira;
  • Oficina de tranças;
  • Oficina de abayomi.

Roda de conversa Educação Especial:

  • Acolhimento às mães e crianças público-alvo da Educação Especial.
  • Portal da Educação;

Coordenadoria de Esportes:

  • Ações integradas com a Sejesp. 

Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb)

  • Limpeza Geral de ruas;
  • Roçagem e capinação de ruas;
  • Limpeza geral de praças;
  • Roçagem e capinação de praças;
  • Podação;
  • Limpeza de canais;
  • Pintura de guias;
  • Coleta de lixo domiciliar antecipado no dia do evento;
  • Coleta seletiva com educação ambiental no dia do evento;
  • Cata-treco rodando no bairro no dia do evento;
  • Cata pneu rodando no bairro no dia do evento.

Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb)

  • Solicitação de tapa-buraco e limpa fossa;
  • Retirada de dúvidas sobre regulamentação de construções;
  • Contêiner climatizado, painel de led, espaço lounge, totem de simulação do app Murbia, exposição de veículos e simulador de voo de drone.

Secretaria Municipal Dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Semdef)

  • Orientação de transporte;
  • Orientação de cartão de estacionamento;
  • Orientação de passe livre;
  • Massagem de liberação miofacial;
  • Orientações sobre Ostomizados;
  • Orientações sobre Fibromialgia;
  • Oficina de Artes da APAE;
  • Apresentação do coral da ADEVISE.

Procon (Semdec) - senha

  • Esclarecimento de Dúvidas e Orientação Jurídica: Consumidores poderão tirar dúvidas sobre as mais variadas relações de consumo, como garantia de produtos, contratos de serviços, cobranças indevidas, problemas com compras online e direitos básicos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
  • Abertura de Atendimento e Reclamações: Será possível iniciar formalmente o processo de reclamação contra fornecedores de produtos ou serviços. Este atendimento é crucial para a mediação de conflitos e busca por soluções rápidas e eficazes.
  • Educação para o Consumo: A equipe do Procon realizará a distribuição de materiais educativos. Serão disponibilizadas cartilhas para adultos com informações detalhadas sobre os direitos e deveres do consumidor, além de "Histórias de Consumo", um material lúdico e didático voltado para as crianças, incentivando a formação de futuros consumidores conscientes.

*O Procon Aracaju solicita que os interessados em formalizar uma denúncia observem os seguintes requisitos e tragam a documentação necessária: É indispensável ser morador de Aracaju e, portanto, deve apresentar comprovante de residência atualizado; Levar documentos pessoais (RG e CPF) e todos os documentos correlatos ao assunto da reclamação (notas fiscais, ordens de serviço, faturas, contratos, protocolos de atendimento, extratos, etc).

Defesa Civil (Semdec):

  • Cadastramento de voluntários Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC);
  • Cadastramento nos serviços de alerta da Defesa Civil;Cadastramento de ocorrências;
  • Defesa Civil Quiz Infantil.

Guarda Municipal (Semdec):

  • Anjos azuis
  • Centro de treinamento
  • Canil
  • Patrulha Maria da Penha 
  • Ouvidoria
  • Memorial institucional
  • Grupamento de motos

Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) - senha

  • Cadastro Único;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Auxílio Moradia;
  • Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Secretaria Municipal Semfaz (Semfaz) - senha

  • Programa de Organização de Débitos (PODE);
  • Orientações sobre IPTU e demais tributos municipais;
  • Emissão de guias e 2ª via de boletos;
  • Remissão de IPTU;
  • Esclarecimentos sobre Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e);
  • Apoio a empreendedores e autônomos quanto à formalização tributária.

Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) - senha

  • Apresentação do grupo cones de teatro com ações educativas ao trânsito;
  • Ouvidoria;
  • Contestação de multas;
  • Informações sobre perícia médica para cartões de estacionamento e para passe livre; no transporte coletivo para deficientes visuais, auditivos, mentais PcDs e TEA;
  • Confecção de cartões de estacionamento para idosos e gestantes;
  • Documentações necessárias:(comprovante de residência, CPF para cartão do Idoso); Relatório médico, CPF e comprovante de residência para cartão de gestante).

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde) - senha

  • Parceria com o Banco do Nordeste.

Controladoria-Geral do Município (CGM) - Ouvidoria-geral

  • Registro de manifestações (reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitações);
  • Abertura de protocolos de ouvidoria diretamente no local;
  • Acompanhamento de manifestações já registradas (consulta de andamento, orientações sobre prazos etc.);
  • Orientação sobre como acessar os serviços públicos e qual órgão é responsável por cada tipo de demanda;
  • Encaminhamento assistido para o canal correto (caso a demanda não seja da ouvidoria);
  • Orientação sobre direitos do cidadão em relação ao atendimento público.

Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres (SerMulher)

  • Ouvidoria da Mulher;
  • Orientações sobre os direitos das mulheres;
  • Registro de denúncia de violência contra a mulher;
  • Registro de demandas das mulheres da comunidade;
  • Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram).

Secretaria Municipal da Cultura (Secult Aju)

  • 8h30 às 9h15 – Oficina de Teoria Musical Básica.
  • 9h15 às 10h – Oficina de Violão e Canto Básico;
  • 9h30 – Apresentação do Artista César Leite: Espetáculo a Morte do Matador (Obs.: Dispositivo na área externa);
  • 10h15 às 11h – Oficina de Elaboração de Projetos e Balcão de Atendimento.

Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp)

  • Atividades recreativas e de lazer.

Fundação Municipal de Formação Para o Trabalho (Fundat) - senha

  • Orientação e Inscrição para curso de qualificação;
  • Cadastro de currículo para vagas de emprego;
  • Atendimento ao MEI (Microempreendedor individual);
  • Emissão do CIN (Carteira de Identidade Nacional);
  • Balcão de emprego;
  • Feira de Gastronomia e de Artesanato (todos qualificados pela Fundat);
  • Oficina: Para novas Consultoras - Natura e Avon.

Secretaria Municipal do Turismo (Setur)

  • Ativação turística com espaço interativo sobre os atrativos de Aracaju;
  • Dinâmica do Tangram (quebra-cabeça da cidade), premiando participantes;
  • Ações de valorização da história, cultura e identidade local;
  • Atendimento ao público com informações sobre turismo e lazer na cidade.

Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema)

  • Aju Animal: Serão ofertados 100 microchips para os tutores que tenham interesse em microchipar seus animais, e estaremos auxiliando no cadastro na plataforma para solicitações de castração e consultas;
  • Horto Municipal: Doação de 200 mudas, Plantio de 3 mudas;
  • Educação Ambiental: Brincadeiras, interações e cantigas ambientais.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação