Governador de Sergipe autoriza processo seletivo para instrutor e tradutor de Libras
Através desse PSS serão selecionadas 100 pessoas para as vagas de tradutor e 12 para área de instrutor.
Governador de Sergipe autoriza processo seletivo para instrutor e tradutor de Libras (Foto: Victor Ribeiro/Seplag/SE)
Foi autorizado pelo Governador Jackson Barreto a realização de um Processo Seletivo Simplificado (PSS) pelas Secretarias de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e da Educação (Seed), para as áreas de instrutor e intérprete/ tradutor da Língua Brasileira de Sinais (Libras)para atuar na Rede Pública Estadual de Ensino. O edital será publicado em breve no Diário Oficial do Estado, e a inscrições iniciarão logo após a publicação.
Através desse PSS serão selecionadas 100 pessoas para as vagas de intérprete/tradutor, sendo 60 para nível médio e 40 para nível superior. Já para a área de instrutor serão disponibilizadas 12 vagas para a área de nível superior. Ambos os cargos terão uma carga horária de 150 horas mensais, observando a necessidade da unidade de ensino onde o candidato selecionado for lotado. A remuneração mensal para cargos com formação de nível médio é de R$ 1.200,00 e para cargos com formação superior é de R$ 2.000,00.
Os candidatos aprovados para o cargo de tradutor e intérprete deverão fazer tradução e interpretação da Língua Portuguesa para Libras de todas as áreas de conhecimento do currículo da educação básica, bem como nas atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas dentro e fora das instituições de ensino em escolas inclusivas da rede pública estadual e intermediar a comunicação entre interlocutores surdos e ouvintes em situações do cotidiano escolar.
Já para o cargo de instrutor será exigido que o candidato aprovado ensine sobre Libras em classes especiais e regulares nas séries iniciais do Ensino Fundamental na rede pública estadual. O candidato também deverá interagir com o professor nas ações pedagógicas planejadas e/ou realizadas no ambiente escolar. Ministrar cursos e instrução sobre Libras para pessoas ouvintes e surdas de acordo com a necessidade da Secretaria de Estado da Educação, bem como nas escolas; orientar professores quanto as suas possíveis dúvidas em Libras e realizar outras instruções compatíveis com sua especialização profissional.