Aracaju (SE), 02 de abril de 2025
POR: Marília Souza
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação
Em: 31/03/2025 às 07:19
Pub.: 31 de março de 2025

Aracaju ganha novo polo de cinema e cultura com a estreia do Cineclube Rua Maruim de Baixo Orçamento

As exibições quinzenais acontecem na Aldeia Circo, localizada na Rua Maruim, nº 190, Centro Histórico de Aracaju

Aracaju ganha novo polo de cinema e cultura com a estreia do Cineclube Rua Maruim de Baixo Orçamento - Imagem: Divulgação

Na próxima quarta-feira, dia 02 de abril, às 18h30, acontece a estreia do Cineclube Rua Maruim de Baixo Orçamento, um espaço de encontro sobre cinema e cultura com exibições de filmes nacionais de baixo orçamento, rodas de conversa e valorização da arte local. O cineclube foi idealizado por Renata Mourão, formada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e conta com a curadoria de Wesley Pereira de Castro, mestre com Comunicação pela UFS e integrante da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

Aracaju mantém a tradição do cinema de rua, cultura ameaçada ao longo dos anos e que encontra poucos espaços de resistência. A proposta do Cineclube Rua Maruim também é de ser reconhecida como um local de potência criativa, troca de ideias e formação de pensamento crítico sobre cinema, política, sociedade e arte. O Centro Histórico de Aracaju foi escolhido como o ponto onde tudo irá acontecer, a exibições serão realizadas no espaço da Aldeia Circo (Rua Maruim, nº 190, Centro).

"O Cineclube Rua Maruim nasce como movimento de resistência cultural e celebração da camaradagem — o cinema feito junto, com afeto, criatividade e troca coletiva", afirma a organização.

Na primeira exibição, foram escolhidos os títulos: Mar Negro, de Rodrigo Aragão; Mato Seco em Chamas, de Joana Pimenta e Adirley Queirós; Santa Mônica, de Felipe André, e uma sessão surpresa. Para o curador, a escolha dos filmes atende bem a proposta disruptiva do cineclube. “Desde que a Renata falou comigo sobre o projeto, enfatizou a necessidade de programar filmes que, além do requisito dominante do baixo orçamento, também prestasse questão à lógica contra-hegemônica, em que os interesses mercadológicos fossem terciários em relação à pujança discursiva. Como tal, o desafio foi escolher produções de Estados "fora do eixo" (para utilizar uma terminologia em voga nos festivais). Renata fez questão de pedir autorização aos produtores e/ou diretores. Exibiremos o que passou nesses crivos. E digo sem modéstia: a seleção está incrível!”, afirmou Wesley Pereira de Castro.

Wesley recentemente percorreu algumas mostras e festivais nacionais, como a 13ª Mostra Tiradentes em São Paulo, aprimorando seu conhecimento como curador e crítico cinematográfico. “Quando eu falo do nosso cineclube, volta e meia alguém comenta: ‘queria estar aí em Sergipe, para testemunhar isso’. Muito bom perceber que nosso trabalho está trazendo contribuições positivas para uma cena audiovisual que só cresce”.

O Cineclube Rua Maruim de Baixo Orçamento é aberto ao público (verificar classificação indicativa dos filmes), as exibições acontecem quinzenalmente e o projeto tem apoio da Funcaju e Funcap via Lei Paulo Gustavo.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação