Fundat amplia acesso à emissão da Carteira de Identidade Nacional em parceria com a SSP
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), e em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), já realizou 11.427 emissões da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em 2025, até o dia 9 de dezembro. A estimativa é que até o final do ano esse total chegue a 12 mil.
O número representa um crescimento significativo em relação a 2024, quando foram contabilizados 7.041 documentos emitidos ao longo de todo o ano. Comparando os dois períodos, houve um acréscimo de 4.386 atendimentos, onde se tem um aumento aproximado de 62% em relação ao total de 2024.
Esta alta foi acompanhada pela ampliação da equipe responsável pela emissão do documento, que passou de seis servidores em 2024 para nove neste ano, fortalecendo a capacidade de atendimento à população. A descentralização do serviço, por meio de ações como o Giro Fundat e o Tamo Junto, também tem contribuído para facilitar o acesso ao documento em diversos bairros da capital.
A presidente da Fundat, Melissa Rollemberg, destacou que a ampliação do serviço de emissão da Carteira de Identidade Nacional reflete o compromisso da gestão municipal com o acesso da população a direitos e serviços básicos. Segundo ela, a prefeita Emília Corrêa assegurou não apenas a continuidade da parceria entre a Prefeitura de Aracaju e a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), como também sua ampliação, priorizando ações que promovem cidadania e inclusão social.
Melissa ressaltou ainda que, embora todo o custeio da operação — incluindo equipe e estrutura de atendimento — seja realizado pela Fundat, o investimento se justifica pelo impacto direto na vida dos cidadãos. Para a presidente, quanto maior o número de pessoas atendidas, maior é o alcance das políticas públicas, garantindo que mais aracajuanos tenham acesso aos serviços essenciais.
“Ampliamos os serviços com foco na melhoria do atendimento, atendendo à determinação da prefeita de não apenas manter a parceria, mas expandi-la, garantindo que um número ainda maior de pessoas fosse alcançado”, declarou.
Para o coordenador de emissão da CIN da Fundat, Raoni Almeida, o trabalho da fundação é garantir que a população tenha acesso a esse documento tão importante de forma segura, organizada e dentro dos padrões exigidos. “A ampliação da equipe e a descentralização do serviço foram fundamentais para alcançar esse volume de atendimentos. Nosso foco é tornar o processo cada vez mais ágil e acessível”, declarou Raoni, que também é o chefe de Atendimento dos postos da Fundat.
Nova oportunidade
Depois de 14 anos sem renovar o RG, o auxiliar de mecânico industrial Juarez dos Santos, de 59 anos, conseguiu emitir a nova identidade durante o Giro Fundat realizado em novembro.“Eu não tinha muito tempo e nem condições de me deslocar. Estava passando por aqui e disseram que era fácil tirar a carteira. Acreditei, entrei e agora já fiz todo o encaminhamento para receber o documento”, relatou.
Outro beneficiado foi o morador do bairro Ponto Novo, Mariano Antônio Barreto, que destacou a importância da descentralização do serviço. “Muito interessante esse serviço perto de casa. Não precisei me deslocar para longe. Vim tirar a nova identidade. Faz uns 30 anos que tirei a primeira via, então chegou em boa hora”, afirmou.
Já Tamires dos Santos Silva, moradora do bairro José Conrado de Araújo, participou da terceira edição do programa Tamo Junto, onde conseguiu emitir o RG dos filhos e o seu. “Estou muito feliz pela prefeitura ter organizado essa ação tão grande, que ajuda muita gente que não tem acesso a esses serviços no dia a dia”, disse.