Fábio Mitidieri reafirma apoio a Lula e terá quatro nomes para o Senado :: Por Habacuque Villacorte
A impressão é que Fábio quer se reeleger com a “força da máquina”, tentando “esvaziar” a oposição
Mesmo jurando que não está preocupado com sua reeleição, o governador Fábio Mitidieri (PSD) antecipou sua chapa majoritária para este ano e, na manhã dessa sexta-feira (9), confirmou que está trabalhando para unificar o palanque para a reeleição do presidente Lula (PT) este ano em Sergipe. O anúncio foi feito em uma entrevista concedida para a FAN FM, aos jornalistas Larissa Gaudêncio e João Figueiredo. Já é a segunda vez que o governador reafirma seu apoio a Lula.
Em meados do ano passado, Fábio já havia sinalizado que daria o palanque para o presidente, mas diante da possibilidade de o PSD ter pré-candidato próprio para a presidência da República, o governador recuou na sua postura e começou a declarar que precisava aguardar uma definição do seu partido primeiro. Agora o chefe do Executivo Estadual parece ter estabelecido sua posição política nacional e confirmou conversas com lideranças do Partido dos Trabalhadores.
Na entrevista, Mitidieri confirmou que tem conversado com o deputado federal João Daniel, com o ex-ministro Márcio Macedo e até com seu antigo desafeto e senador Rogério Carvalho no sentido de unificar o palanque do presidente Lula em Sergipe. Agora, como perguntar não ofende, e o PT sergipano vai aceitar essa aliança de Mitidieri com Lula sem a legenda ter espaço na chapa majoritária precipitadamente já anunciada pelo governador?
Como fica a situação do senador Rogério Carvalho, que continua precisando de um pré-candidato a governador? E o também pré-candidato ao Senado, Edvaldo Nogueira (PDT)? Mitidieri já confirmou e reafirmou seu compromisso político com o ex-deputado André Moura (UNIÃO) e com o senador Alessandro Vieira (MDB). Terá o Como assegurar a unidade em uma base política tão “diversa” com “trocas de farpas” e ataques diretos de todos os lados?
A impressão é que o governador quer se reeleger com a “força da máquina”, tentando “esvaziar” sua oposição, “inchando” a máquina administrativa, tomando uma série de empréstimos, levantando suspeitas sobre a saúde financeira do Estado no futuro. Tudo para tentar vencer a eleição! Ao declarar apoio a Lula, Fábio rechaça os votos dos conservadores em Sergipe, descarta qualquer presidenciável do seu PSD e ainda incomoda parte da Esquerda que não quer a continuidade do seu governo.
Situação ainda mais complicada para André Moura que já não tem a preferência da família Mitidieri e dos principais nome do PSD, que votam em Alessandro, e ainda terá que dividir espaço com Rogério Carvalho e Edvaldo Nogueira. Enquanto o governador vai “patinando” politicamente, fazendo os mesmos “acordões” que o derrotaram em Aracaju, na eleição de 2024, o povo de Sergipe segue sofrendo com os péssimos serviços prestados pela Iguá Saneamento.
A falta de água nas torneiras continua sendo uma constante. Para “dar uma resposta” ao povo, o governador reuniu parte de seus auxiliares, inclusive da DESO que ele privatizou parte dos serviços, e até da Iguá. Tudo para dizer que está fiscalizando, cobrando e esperando soluções imediatas. Enquanto isso o povão sofre sem água até para as necessidades básicas! Um profundo descaso! O “desespero” é tão grande que já tenta associar a Lula e ao PT. E olhe que a oposição ainda nem lançou um nome...
Confira coluna completa em Habacuque Villacorte