FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 05 de fevereiro de 2026
POR: SMS | Aracaju
Fonte: Agência Aracaju de Notícias
Em: 04/02/2026 às 15:21
Pub.: 05 de fevereiro de 2026

Prefeitura reforça que é proibida a comercialização de dispositivos eletrônicos para fumar

Cigarros eletrônicos, vapes ou pods, não podem ser vendidos, importados, armazenados, transportados ou divulgados no Brasil - Foto: Joedson Alves/ Agência Brasil

Em cumprimento às normas sanitárias vigentes, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju e da Rede de Vigilância Sanitária (REVISA), alerta que permanece proibida a comercialização de dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) em todo o país. Conhecidos como cigarros eletrônicos, vapes ou pods, estes itens não podem ser vendidos, importados, armazenados, transportados ou divulgados no Brasil.

A proibição é determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme a Resolução RDC nº 855/2024, que mantém o veto a todos os tipos de dispositivos, com ou sem nicotina, descartáveis ou recarregáveis. A medida se baseia nos riscos comprovados à saúde, como dependência química, doenças cardiovasculares e pulmonares, além da possibilidade de desenvolvimento de câncer.

A gerente de cosméticos e saneantes da Revisa/SMS, Jacklene Andrade, explicou que a restrição se aplica inclusive à entrada desses produtos no país por meio de bagagem pessoal. “A Anvisa proibiu não só a fabricação e a comercialização, como também a importação. Esses produtos não podem entrar no Brasil nem para uso próprio”, afirmou.

Segundo ela, quando a Vigilância Sanitária identifica vapes durante fiscalizações de rotina ou a partir de denúncias, o material é apreendido e a empresa responsável responde a processo administrativo sanitário. “Além das sanções administrativas, essa prática pode gerar implicações criminais, por se tratar de um produto proibido por lei, inclusive com possíveis enquadramentos por crime contra a saúde pública e questões tributárias”, destacou.

Jacklene Andrade lembrou ainda que a Anvisa realizou consulta pública para discutir a possível liberação desses dispositivos, ouvindo fabricantes, usuários e profissionais de saúde. No entanto, os estudos apresentados não demonstraram segurança suficiente para o consumo humano. “Nenhum dos dados protocolados trouxe elementos que garantam que o produto seja seguro. Por isso, a proibição foi mantida”, ressaltou.

A Saúde de Aracaju reforça que cigarros eletrônicos, vapes, pods e vaporizadores são apenas nomes diferentes para os mesmos dispositivos, que simulam o uso do cigarro convencional e expõem os usuários a substâncias tóxicas. Apesar da proibição existir desde 2009, o comércio ilegal ainda é significativo, o que exige vigilância permanente.


Notícias Indicadas

Iguá Sergipe prevê abertura de mais de 400 vagas de emprego em 2026 e lança canal oficial de empregos no estado

Ferreira Costa abre mais de 10 vagas de emprego em Aracaju

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação