Infraestrutura das casas na comunidade Pontal da Barra segue a todo o vapor
Proporcionar à população mais carente a garantia da moradia própria tem sido uma das prioridades do Governo de Sergipe. Exemplo claro do trabalho desenvolvido pelo estado na área de habitação é a construção do conjunto Pontal da Barra, situado no município da Barra dos Coqueiros e próximo da divisa com Pirambu, onde 155 famílias quilombolas serão beneficiadas com casas.
Infraestrutura das casas na comunidade Pontal da Barra segue a todo o vapor (Foto: Seinfra/SE)
Viabilizados através de uma parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF) por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, os investimentos para a obra são de R$ 7,6 milhões com contrapartida de R$ 3,185,529,39 do Governo do Estado.
Incumbida de realizar os trabalhos de infraestrutura, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) executa os serviços de infraestrutura para além de receber as casas, os moradores possuir condições de saneamento básico e calçamento das vias.
A terraplenagem das quatro quadras e duas laterais está concluída. Além disso, seguem em ritmo satisfatório os serviços de instalação da rede de esgoto, a construção do filtro do sistema de tratamento e a colocação dos pré-moldados (estrutura de concreto onde serão instalados os hidrômetros, que medem o consumo de água).
Também foi iniciado nos últimos dias, pelos doze funcionários concentrados na parte de infraestrutura da obra, o processo de pavimentação granítica das ruas da comunidade que ainda contará com rede elétrica, iluminação e uma praça, para estimular a interação entre os moradores.
O Secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa disse que o ritmo do andamento das obras está satisfatório e em breve, as famílias estarão em um local digno. “A edificação de conjuntos habitacionais é uma ação impactantes na vida dos beneficiários, é uma mudança de vida. O Pontal da Barra vai mudar por completo as expectativas de vida de muitas pessoas, antes residentes em casebres de condições precárias a sua saúde”, evidencia.
Quem também está feliz com as transformações são os moradores da comunidade, anteriormente conhecida como Ilha do Rato. O pescador Manoel Messias, que desde 2004 faz parte da comunidade, classifica as mudanças como cruciais para uma nova etapa na vida de cada habitante. “Já sofremos muito. Tivemos que sair de nossa antiga localização, às margens do rio Japaratuba porque as enchentes acabavam inundando as casas e nos mudamos pra cá, onde vivíamos em situação de miséria. Mas agora, as coisas já estão melhorando, esse calçamento, por exemplo, resolverá um velho problema, de poeira e lama com que convivíamos”.
Edivanir Santana, 31 anos, marisqueira e residente desde 2012 no Pontal da Barra compartilha da mesma opinião. “O fato de nós podermos ter uma casa é algo maravilhoso, vamos viver em um lugar seguro e com dignidade isso é muito importante para mim, pois vivo com seis crianças”, considera ela.
As 155 casas que estão sendo construídas, garantirá as famílias um lar com dois quartos, banheiro, cozinha e área de estar, todos com piso de alta qualidade, além da colocação de cerâmica no banheiro e na cozinha e de um tanque na área de serviço.