Aracaju (SE), 19 de janeiro de 2026
POR: Manuela Penacal
Fonte: SES/SE
Pub.: 04 de agosto de 2016

Saúde e Ebserh dialogam sobre carta de serviços do futuro Hospital Universitário de Lagarto

Mais um passo foi dado para a efetiva federalização do Hospital Regional de Lagarto. Nesta quinta-feira, 4, a equipe da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) apresentou a proposta da carta de serviços do hospital aos gestores da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Sade e Ebserh dialogam sobre carta de servios do futuro Hospital Universitrio de Lagarto (Foto: SES/SE)

Sade e Ebserh dialogam sobre carta de servios do futuro Hospital Universitrio de Lagarto (Foto: SES/SE)


A proposta apresentada inclui, além do atendimento em clínica médica, cirurgia-geral, pediatria, cardiologia e saúde mental, a atenção em linhas de cuidado em Trauma, Diabetes, Hipertensão, Acidente Vascular Cerebral e Gastroenterologia. “Apresentamos o formato que o hospital assumirá com a gestão plena. A ideia é que possamos fazer os ajustes necessários para que dialogue com o planejamento do Estado”, disse o docente da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e já nomeado pela Ebserh como superintendente do futuro hospital universitário, Walter Santana.
A secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, considerou o encontro positivo. “A carta de serviços apresentada visa a uma estratégia humanizada, técnica e operativa. A saúde pública de Sergipe será fortalecida com um serviço de qualidade”, avaliou.
Para o diretor de Atenção Integral à Saúde, João Lima Júnior, “o trabalho integrado entre as equipes de gestão da SES e da UFS desde o início tem sido fundamental para a evolução do processo administrativo da federalização e a construção de uma carteira de serviço que atenda aos interesses da Rede de Urgência e Emergência do Estado, avançando, ainda mais, na qualidade dos serviços que já estão sendo prestados”.
O processo de federalização iniciou em 2014 e está a cumprindo a última etapa para concretização. Atualmente, a gestão da unidade hospitalar está sendo executada de modo compartilhado entre a Ebserh e a Fundação Hospitalar de Saúde. A administração somente será plena com a realização do concurso público, quando passará a funcionar como hospital universitário.
O documento discutido será submetido à Brasília para que já seja iniciado o processo para a realização do concurso, que ofertará 714 vagas para a área assistencial e administrativa.
“Com a federalização, os estudantes terão um cenário de práticas planejado de acordo com as necessidades deles. A unidade acolherá a população, continuará garantindo a assistência, mas também terá sua estrutura de assistência ampliada e pensada no ensino”, reforça Walter Santana.
Concurso
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares administra 33 hospitais universitários federais e está presente em todos os estados das regiões Centro-Oeste e Nordeste, além de Paraná, Rio Grande do Sul, Amazonas, Tocantins, Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Os aprovados são contratados sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com direito a carreiras e salários, além do plano de benefícios da empresa. A expectativa é que as contratações aconteçam no início de 2016.


Notícias Indicadas

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Stand-up "A Ignorância é uma Dádiva”, de Renato Albani, abre sessão extra em Aracaju

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação