Semarh/Sergipe discute financiamento do plano de manejo da APA Sul
Na manhã desta segunda-feira, 8, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas, recebeu em seu gabinete integrantes do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), com o objetivo de discutir o plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do litoral Sul, região que apresenta remanescentes de Mata Atlântica e riquezas naturais como manguezal, dunas, lagoas e brejos litorâneos.
Semarh/Sergipe discute financiamento do plano de manejo da APA Sul (Foto: Semarh/SE)
A representante do Prodetur, Karen Andrade, apresentou ao secretário o termo de referência que o Programa elaborou visando o financiamento do plano de manejo da APA Sul, por meio do Banco Mundial, com investimento aproximado de 183 mil dólares.
“Vamos fazer o processo de análise do Banco Mundial, depois a licitação para adequar esses documentos. A Semarh tem um bom diálogo com a Prodetur em todos os componentes, tanto em gerenciamento costeiro e ambiental, quanto na parte de unidade de conservação”, afirmou Karen, ao destacar que o termo de referência já está pronto, restando, apenas, revisões de ambos os órgãos para ser enviado ao Banco Mundial.
Para Olivier, a parceria da Semarh com a Prodetur garante mecanismos para o aperfeiçoamento de um projeto que une turismo e meio ambiente. “Estamos viabilizando o plano de manejo da nossa APA Sul, através de verba do Banco Mundial. São investimentos que ligam turismo e meio ambiente num mesmo formato, agregando a sustentabilidade com o ecoturismo”.
APA Sul
Transformada em Unidade de Conservação, a APA Sul tem sua estrutura de ocupação na área compreendida entre a foz do Rio Vaza Barris e a desembocadura do Rio Real, com cerca de 55,5 km de costa e largura variável de 10 a 12 km, do litoral para o interior.
Abrange os municípios de Itaporanga D’Ajuda, Estância, Santa Luzia do Itanhy e Indiaroba. Inserem-se nesta APA as praias Caueira, Abais e Saco, com áreas de restingas arbustivo-arbóreas, dunas, manguezais, lagoas perenes e enclaves de Mata Atlântica. A APA abriga biodiversidade de ambientes costeiros e de floresta estacional, com a ocorrência de espécies de aves migratórias, incluindo a presença de espécies ameaçadas.