Prefeitura de Aracaju deverá orientar servidores que armazenam e aplicam vacinas
MP Recomenda/Sergipe: Prefeitura de Aracaju deverá orientar servidores que armazenam e aplicam vacinas para H1N1 e Hepatite B.
O Ministério Público de Sergipe, por intermédio da Promotoria de Justiça dos Direitos à Saúde expediu Recomendação ao Prefeito da Capital e ao Secretário Municipal de Saúde para que ambos providenciem, que os servidores responsáveis pelo armazenamento e pela aplicação das vacinas que combatem o vírus influenza (H1N1) e a Hepatite B, sejam advertidos e orientados sobre tal procedimento.
A Recomendação Ministerial fundamentou-se na necessidade de atenção redobrada que os servidores municipais deverão ter, já que os recipientes onde estão armazenadas as vacinas em questão, possuem uma grande semelhança nos seus rótulos. “Supostas confusões poderiam causar graves danos aos usuários do serviço público de saúde”, pontuou o Promotor de Justiça dos Direitos à Saúde, Luís Felipe Jordão Wanderley, na Recomendação.
O MP foi alertado dos fatos através de manifestação nº 10617, feita através da Ouvidoria do órgão ministerial. Na Recomendação, o MP estabeleceu um prazo de até 30 (trinta) dias para que as autor.