Casos de Dengue, Chikungunya, Zika e Microcefalia são monitorados em Sergipe; já são 269 casos de Microcefalia

Casos de Dengue Chikungunya Zika e Microcefalia são monitorados em Sergipe (Imagem: SES/SE)
“Nesse período indicado, nenhum novo caso de Microcefalia foi registrado ou confirmado, mantendo-se os dados que revelam, até semana epidemiológica 46/2016, a notificação de 269 casos de Microcefalia no estado de Sergipe”, informou a coordenadora do Núcleo Estratégico da SES/ NEST, Eliane Nascimento.
Esses casos estão distribuídos em 56 municípios sergipanos, sendo que 56 encontram-se em processo de investigação, 128 foram confirmados e 85 foram descartados.
A região de Aracaju aparece com maior número de casos notificados, somando 98, seguida pelas Regiões de Nossa Senhora do Socorro que apresenta 43, Estância com 37 e Itabaiana com 28. De acordo com o sistema de Registro de Eventos em Saúde Pública – RESP/CIEVS/DVS, somente um caso foi descartado do município de Nossa Senhora das Dores.
Em relação ao número de óbitos, estão registrados 13 casos. Destes, sete confirmados, um descartado e cinco em investigação.
Já os dados referentes aos casos relacionados ao Zika Vírus, o boletim aponta que em 2016, foram notificados um total de 299 casos prováveis distribuídos em 27 municípios. Os cincos municípios com as maiores taxas de incidências (casos/100.000hab.) são: São Miguel do Aleixo, Canindé do São Francisco, Umbaúba, Santa Luzia do Itanhy e São Domingos. Entre os casos notificados 29 foram confirmados.
Foram notificados 7.925 casos prováveis de Chikungunya, notificados até o momento, distribuídos em 72 municípios. Em relação à Dengue, até o momento, 3.314 casos prováveis foram notificados em 70 municípios.
“Chama atenção nos casos notificados de Chikungunya que 60% são da região de saúde de Aracaju e 45% são do município de São Cristóvão. Demandando ação intensa e permanente por parte de gestores, profissionais e população sobre o controle do Aedes”, avalia Eliane Nascimento.