Espaços Cuidar recebem visita da SPM para abrigar capacitações para mulheres
Durante a visita técnica de preparação para o lançamento do eixo social do Plano Nacional de Segurança Integrada (PNSI) em Aracaju, a equipe da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres do Governo Federal visitou os Espaços Cuidar do Santa Maria, Japãozinho, Bugio e Mutirão na tarde da quinta-feira, 09, e na manhã desta sexta-feira, 10. Pertencentes à Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), os Espaços deverão receber cursos de capacitação diversos para as mulheres, sobretudo as vítimas de violência.

Visita SPM CEPM ao Espaço Cuida (Foto: Rebecca Melo/Seidh/SE)
Em cada um dos Espaços, a equipe da SPM conheceu grupos de jovens, mães e idosos das comunidades. No primeiro, o grupo ‘Juventude do Santa Maria em Ação’ (Jusama) contou às visitantes sobre o trabalho de combate à evasão escolar que desenvolve no bairro, além de realizar uma apresentação com o grupo de violão. Em seguida foi possível conhecer o projeto de educação alimentar implantado no Japãozinho pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Seidh (DSAN), com oficinas de reaproveitamento integral de alimentos, horta comunitária orgânica e vertical, cálculo de IMC para controle da obesidade e distribuição semanal de sopa nutricionalmente balanceada.
No Bugio, a equipe foi recepcionada pelo grupo ‘Caminhando com a Melhor Idade’ e pelo Grupo de Dança Nova Era, que emocionou os presentes com uma coreografia da música “Meu Guri”, de Chico Buarque. No Mutirão, foi a vez do ‘Maculelê da Terceira Idade’ se apresentar e falar sobre os benefícios da atividade física nas suas vidas. Aos 64 anos, Dona Erundina Santos deu o seu exemplo. “Eu tenho muitos problemas de saúde: diabete, hipertensão e ânsia de intestino. Mas desde que entrei no Maculelê, há cerca de três anos, eu fiquei totalmente boa. Praticamente vivi de novo. Então é maravilhoso. Vivia cheia de dores e hoje vivo muito bem”, revelou.
Segundo a secretária adjunta de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SPM, Irinia Storni, dentro do eixo social do PNSI há o recorte de gênero, com ações efetivas voltadas para a mulher. “Os Espaços Cuidar são muito ricos e estamos levando todas as informações para trazer, como está previsto no plano, cursos de capacitação para mulheres da terceira idade, mulheres vítimas de violência e egressas do sistema prisional. Então esses Espaços serão bem utilizados porque a gente percebeu que eles têm um potencial enorme de acolher essa iniciativa do Governo Federal que envolve as capacitações presenciais”.
Também para a secretária adjunta de Políticas Para Mulheres (SPM), a visita foi proveitosa. “Os Espaços Cuidar são apaixonantes porque o trabalho realizado junto a essas comunidades é muito importante. Sou psicóloga e funcionária pública e, por já ter trabalhado numa secretaria de assistência social, sei o quanto é importante o nosso trabalho, principalmente quando a gente trabalha com amor, dedicação e compromisso. Tenham certeza que vocês fazem a diferença na vida dessas pessoas”, disse aos educadores.
A coordenadora Estadual de Políticas para Mulheres da Seidh, Edivaneide Lima, incentivou as comunidades a participar das atividades oferecidas e firmou o compromisso de buscar parcerias para enriquecê-las. “Queremos fazer a escuta social dessas mulheres, trazer a CEPM pra perto dessas comunidades e realizar um grande trabalho de conscientização e empoderamento. Estamos muito felizes com o que estamos vendo nos Espaços e, com certeza, em breve estaremos ocupando-os ainda mais com oportunidades surgidas em parceria com o município de Aracaju e o Governo Federal”, finalizou.
Também participaram das visitas, a superintendente executiva da Seidh, Roseli Andrade, as coordenadoras dos Espaços Cuidar Lucivânia Ferreira, Cristina Alves, Jussara Santos, Rosilene Rezende e Avanize Santos; e a equipe técnica da CEPM.