Aracaju (SE), 09 de julho de 2025
POR: Pisca Jr.
Fonte: Diário Sergipano
Em: 02/03/2017
Pub.: 03 de março de 2017

Indiaroba é a cidade de Sergipe que possui o maior gasto com pessoal, aponta relatório do TCE/Sergipe

Indiaroba é a cidade de Sergipe que possui o maior gasto com pessoal, aponta relatório do TCE/Sergipe (Foto: Diário Sergipano)

Indiaroba é a cidade de Sergipe que possui o maior gasto com pessoal, aponta relatório do TCE/Sergipe (Foto: Diário Sergipano)

Com 79,24% da receita corrente líquida sendo empregada no gasto com pessoal, o município de Indiaroba foi o grande destaque negativo no último relatório da LRF (Lei de responsabilidade fiscal) apresentado pelo Tribunal De Contas do Estado de Sergipe. Segundo o Relatório de Gestão Fiscal do 2º Semestre de 2016, 48 municípios sergipanos estão descumprindo a LRF  nas despesas com pessoal, excedendo 54% da Receita Corrente Líquida.

Além de Indiaroba, estão no ranking dos municípios com maior gasto com pessoal as seguintes cidades: Porto da Folha (73,16%), Feira Nova (72,89%), Santana do São Francisco (72,06%), Maruim (71,54%) e Japoatã (71,40%), que excedem em muito o limite prudencial da LRF.

De acordo com proposta apresentada pelo  conselheiro Clóvis Barbosa de Melo, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), os prefeitos municipais serão  notificados acerca do limite de despesas com pessoal previsto na LRF e suas consequências. Conforme a propositura aprovada, será expedido ofício circular para os municípios sergipanos que estão acima do limite das despesas com pessoal, e também os que estão no limite prudencial, conferindo o prazo até 31 de maio de 2017 para apresentação do planejamento das providências a serem adotadas para eliminar o excesso.

A ação prevê ainda um esforço conjunto das Coordenadorias de Controle e Inspeção, diretorias Técnica e de Controle Externo, para atuação nos 18 municípios identificados como de pior desempenho em relação aos limites de despesas com pessoal.

São eles: Boquim, Japaratuba, Japoatã, Carmópolis, Canhoba, Feira Nova, Tomar do Geru, Cristinápolis, Itabaianinha, Aquidabã, Indiaroba, Poço Verde, General Maynard, Porto da Folha, Gararu, Nossa Senhora das Dores, Santana do São Francisco e Maruim.

Um dado positivo do levantamento é que, em relação ao Relatório do 1º Semestre, cresceu o número de municípios que estão abaixo do limite prudencial da LRF. Se antes eram apenas seis, agora já são 16: Frei Paulo, Laranjeiras, Divina Pastora, Aracaju, Barra dos Coqueiros, Carira, Simão Dias, Cumbe, Capela, Estância, Pedra Mole, Tobias Barreto, Poço Redondo, São Cristóvão, Pirambu e Brejo Grande.

Com informações do TCE/Sergipe


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação