Aracaju (SE), 19 de janeiro de 2026
POR: Ipesaúde
Fonte: Ipesaúde
Em: 19/04/2017
Pub.: 19 de abril de 2017

Pacientes Oncológicos assistidos pelo Ipesaúde comemoram bons resultados no tratamento

Oncologista Eduardo Azevedo (Foto: Ipesaúde)

Oncologista Eduardo Azevedo (Foto: Ipesaúde)

A aposentada Maria José Teles foi diagnosticada de câncer com mieloma múltiplo há sete anos. Esse é um tipo de câncer que atinge a medula e é confundido com os sintomas da Osteoporose. Dona Maria José era usuária de um plano de saúde, que, quando foi confirmado o diagnostico, não cobriu todos os procedimentos necessários. “ Nós ficamos sem ação, porque desde pequenas a gente era beneficiaria desse plano e de repente ficamos desassistidas”. A situação foi desesperadora, segundo Isabel Cristina Teles, filha da paciente.. “Graças a Deus minha mãe também era dependente de minha irmã, que têm o Ipesaúde e assim, conseguimos realizar tudo, exames, consultas, remédios, a quimioterapia”, sem nenhuma dificuldade. A aposentada recomeçou o ciclo de tratamento novamente e e também tem sido bem assistida.

A funcionária pública Lisiê de Melo Santos foi diagnosticada de câncer no ovário há 5 anos. Quando descobriu foi um susto, sofreu bastante, principalmente quando ficava só “ Tinha aquela vontade de chorar, aquele sentimento dentro de mim, mas logo eu reagi e fui em busca , principalmente porque tive apoio da minha família, em especial de uma tia minha que cuidou de mim e me acompanhou por todo lugar eu fui”. Lisiê também fez o tratamento através da equipe do Ipesaúde e disse que não tem do que reclamar. “ Tudo que eu precisei, eu consegui, corri atrás e era atendida rapidamente, nada me faltou, graças a Deus”.

Diagnóstico precoce e tratamento

Tanto Dona Maria José quanto Lisiê Melo foram diagnosticadas precocemente fizeram o tratamento sem interrupções, estes dois dos “ segredos” dos casos bem sucedidos de câncer em todo o mundo.  “ O paciente beneficiário do Ipesaúde tem acesso a diversos médicos e clinicas especializadas credenciadas em nosso plano para sua livre escolha que oferecem um tratamento padrão como acontece em qualquer lugar do país.”, explica o diretor presidente do Ipesaúde, Christian Oliveira. Este ano, 580 usuários estão em tratamento com câncer. Foram realizados em Sergipe, 2317 procedimentos, entre exames, consultas, tratamento com quimioterapia e cirurgia.

Radioterapia

“No caso específico da radioterapia, que há pouca disponibilidade no Estado, quando necessário, o Ipesaúde tem feito um esforço econômico muito grande para custear esse tipo de tratamento fora do Estado”, comenta, Christian. 27 pacientes estão realizando o tratamento de radioterapia na cidade de Lauro de Freitas na Bahia. “ Quando há a necessidade da Rádio, o médico encaminha o relatório ao Radioterapeuta que repassa ao Ipesaúde, nós autorizamos e encaminhamos para a clinica em Lauro de Freitas que dispõe do serviço. O paciente recebe , em média uma diária de 220 reais para despesas de acomodação, alimentação e transporte dele e de um acompanhant, fora as passagens. Em média eles passam 40 dias fazendo esse tratamento”, detalhou o presidente que no ínicio desta semana apresentou mudanças na forma de marcação.

Marcação direta

Desde a semana passada,  os usuários do Ipesaúde, que estão em tratamento contra o  câncer, não precisam mais ir a sede do Instituto para autorizar procedimentos e marcar pericia. Todos os procedimentos estão marcados diretamente nas 7 clínicas que disponibilizam o serviço. São elas: Hospital Primavera, Onco Hematos, Núcleo de Oncologia de Sergipe( Cemise), Clínica San Giovani, Avosos, Vitta e Hopspital São Lucas. “ Essa mudança tem o objetivo de atender melhor os nossos usuários. Antes eles eram obrigados, mesmo debilitados, a vir aqui no Ipesaúde, dar entrada na solicitação, aguardar a perícia e isso, demanda tempo, causa desconforto, diante da situação que eles se encontram.”, explica a auditora do Ipesaúde Lícia Novaes.

Diagnósticos confirmados

Mas, os pacientes devem estar atentos. A mudança será para aqueles usuários que possuem diagnóstico confirmado de câncer e vão iniciar ou dar continuidade ao tratamento. “ Em caso de suspeita ou investigação, o procedimento segue normalmente, o paciente vem a central de atendimento, marcar as consultas e exames que precisarem”, alerta Lícia Novaes.

O câncer é um problema de saúde pública mundial e sua incidência cresceu 20% na última década. Para 2030, a expectativa, em todo o mundo, é de 21,4 milhões de novos registros e 13,2 milhões de óbitos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os países em desenvolvimento serão os mais afetados, incluindo o Brasil. Para se prevenir, a indicação do oncologista Eduardo Azevedo é a adoção de um estilo de vida saudável. “ É a prática de exercícios físicos, uma alimentação de qualidade, onde se consuma menos gordura, menos carne vermelha, mais frutas e mais legumes, também, evitar o fumo, beber moderadamente, ou seja, práticas genéricas de vida que reduzem a chance de ter câncer”, explica Azevedo Ele acrescenta que o tipo mais comum de câncer tanto para homens quanto para as mulheres é o de pele, mas ressalta que “ como o câncer de pele tem uma chance de cura elevadíssima, geralmente se omite esse dado, então normalmente destacamos assim, omitindo o câncer de pele, o mais comum no homem é o de próstata e na mulher, o câncer de mama”, conclui.


Notícias Indicadas

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação