Aracaju (SE), 04 de julho de 2025
POR: Júnior Ventura
Fonte: SES/SE
Em: 25/04/2017
Pub.: 25 de abril de 2017

Sergipe recebe novos profissionais do "Mais Médicos"

Bruno Moreira é natural de Mato Grosso do Sul e se formou em medicina no Paraguai há aproximadamente dois anos. Ele é um dos cinco novos médicos que vão participar do Programa “Mais Médicos” em Sergipe. Ele chegou em Aracaju na tarde desta terça-feira, 25. Desta vez, os médicos são brasileiros que se formaram em medicina no exterior e vão assumir as vagas de outros profissionais que desistiram de continuar no programa.

Os novos profissionais vão auxiliar no atendimento básico de saúde dos municípios sergipanos de Cristinápolis, Propriá, Simão Dias e Areia Branca. Atualmente Sergipe conta com 204 profissionais que participam do programa e desenvolvem as atividades em campos especializados como ginecologia, obstetrícia, geriatria, além de prevenir e tratar doenças como hipertensão e diabetes.

Bruno conta que sempre teve paixão pela medicina e que retornar ao Brasil para exercer a profissão é a realização de um sonho. Ele é um dos dois médicos que vai atuar no município de Cristinápolis. “Tenho plena certeza que o trabalho será muito gratificante. Agora terei a oportunidade de ajudar as pessoas mais carentes. Essa é a primeira vez que venho ao nordeste e vim para cá para cuidar do próximo é uma oportunidade de contribuir para a saúde de Sergipe”, destacou Bruno Moreira.

Já para o aracajuano Lucas Tadeu, também recém-formado em medicina no Paraguai, trabalhar no “Mais Médicos” é um oportunidade de ficar mais próximo da família e contribuir com a melhora da saúde dos sergipanos. Assim como Bruno Morreira, ele também vai trabalhar no município de Cristinápolis. “Depois de tanto tempo longe, hoje posso ficar próximo da família e dos amigos. Mas o mais importante de tudo é que hoje posso retribuir com toda a educação que tive para dar ao meu povo uma saúde com qualidade e mais humana”, disse o novo médico.

Para Monalisa Fonseca, da coordenação da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a chegada dos novos médicos representa a continuidade das ações de Atenção Básica. “Tudo isso representa o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde num programa com eixos importantes das estratégias e programas da política nacional de Atenção Básica no território municipal. Isso mostra o quanto a Secretaria de Estado da Saúde está empenhada em garantir uma saúde mais eficiente para o povo sergipano”, destacou Monalisa Fonseca.

Ela explica também que, através do “Mais Médicos”, os usuários do Sistema Único de Saúde têm um atendimento mais vasto. “Estes profissionais que chegam hoje vão auxiliar os médicos que já estão aqui e atendem nas Unidades Básicas de Saúde. O trabalho deles é muito importante no acompanhamento dos pacientes, pois o trabalho de visitas nos domicílios garante uma melhor qualidade na recuperação da pessoa que está doente. Além disso, estes médicos nos ajudam em campanhas educativas de prevenção a doenças como hipertensão e diabetes”, ressaltou.

Monalisa Fonseca também explicou que com o programa o estado de Sergipe tem mais qualidade na prestação dos serviços de saúde. “É notório que desde que estes médicos vieram para Sergipe nós conseguimos melhorar a qualidade da saúde, pois este trabalho é muito importante para a população, pois graças ao “Mais Médicos” conseguimos suprir uma falta de profissionais que tínhamos em Sergipe”, enfatizou Monalisa.

O Programa

Rosana Andrade, representante do Ministério da Saúde (Foto: SES/SE)

Rosana Andrade, representante do Ministério da Saúde (Foto: SES/SE)

O Programa Mais Médicos é uma ação conjunta do Governo Federal, dos Estados e dos Municípios para melhorar o acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde. Com isso, o Governo leva novos médicos para as regiões onde existe escassez de profissionais. Além disso, o programa ainda contempla a construção e reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em Sergipe, os municípios com maior número de médicos do programa são: Aracaju, Capela, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro, Poço Redondo, São Cristóvão, Simão Dias e Tobias Barreto.

De acordo com Rosana Reis Andrade, representante do Ministério da Saúde em Sergipe, o programa garante que a população carente seja melhor atendida, principalmente nos municípios mais distantes. “Esses profissionais vão trabalhar em comunidades muito carentes, alguns deles em povoados distantes e sem facilidade de acesso aos serviços de saúde. O que estamos fazendo hoje é garantir que todas as pessoas tenham acesso a esse direito básico”, disse Rosana Reis.

A representante também destacou que nos próximos meses novos médicos serão contratados através do programa. “Ontem abrimos um novo edital que contempla 19 vagas para brasileiros que se formaram em medicina em outros países. Com isso, estamos suprindo a lacuna que existe dos médicos que desistiram de participar do programa. Ao passar, cada profissional atua durante três anos nos municípios escolhidos e isso faz com que possamos ampliar nossa assistência à atenção básica”, finalizou a representante.


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação