Aracaju (SE), 16 de janeiro de 2026
POR: Raquel Almeida
Fonte: Portal Infonet
Em: 10/05/2017 às 17:49
Pub.: 10 de maio de 2017

Ibama suspende visitação ao Zoológico de Sergipe

Emdagro foi multada em R$ 41 mil por não cumprir determinações.

O espaçamento das grades do leão foi um dos pontos discutidos (Foto: Arquivo/Portal Infonet)

O espaçamento das grades do leão foi um dos pontos discutidos (Foto: Arquivo/Portal Infonet)

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) lavrou auto de infração interditando o local para visitações e multando a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), administradora do Zoológico de Sergipe, a pagar multa no valor de quarenta e um mil reais (R$ 41mil). A instituição deixou de atender as exigências estabelecidas pelo Ibama para a melhoria da infraestrutura do local.

De acordo com o Ibama, não foi caracterizado nenhum tipo de maus-tratos aos animais, sendo a suspensão de atividades medida cautelar para garantir a execução das melhorias de infraestrutura necessárias ao bem-estar e à segurança da população ao visitar o local.

Histórico

Desde 2015 o Ibama tem intensificado as tratativas de fiscalização do Zoológico no estado de Sergipe. Paralelo a este processo o Ministério Público Federal impetrou a Ação Civil Pública Nº 0802025-26.2016.4.05.8500, a qual estabelece a obrigatoriedade de fiscalização periódica ao local. Desde então, vistorias do Ibama conjuntas com a Adema, uma delas contando com a presença do Juiz da 3º Vara da Justiça Federal no Estado de Sergipe, foram realizadas e pareceres técnicos emitidos.

Pequenos avanços foram constatados nos pontos de melhoria estabelecidos, porém, ao longo do acompanhamento foi sendo verificada uma inércia por parte da administração do zoológico. Esta inércia culminou em retrocessos e falta de avanço nos itens relativos a reparos e adequação de infraestruturas elencadas pelo Ibama desde 2016, constatados em vistoria realizada no último dia 2 de março.

Emdagro

O diretor Administrativo e Financeiro da Empresa (Emdagro), Sérgio Guerra , disse que respeita a decisão do órgão ambiental, mas acredita que a medida foi drástica. Ele informa que a Emdagro já atendeu alguns pontos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado no Ministério Público do Estado (MPE) e afirma que outras adequações necessitam do orçamento e levantamento de custos da Cehop e liberação de recursos do governo.

“Vamos entrar com recurso para tentar reverter essa decisão. Algumas adequação de alguns serviços, como o baixo nível da água do lago dos macacos, já foram resolvidas. Mas outras, a exemplo da cerca externa de todo o parque, precisa-se de verba”, explica ele, acrescentando que a empresa foi notificada na manhã desta quarta-feira, 10.

Com informações do Ibama


Notícias Indicadas

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Stand-up "A Ignorância é uma Dádiva”, de Renato Albani, abre sessão extra em Aracaju

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação