Hemose registra 737 cadastros de medula óssea durante ação com a Polícia Militar em Itabaiana
A campanha para estimular a adesão de novos candidatos a doador de medula óssea em Itabaiana contabilizou 737 cadastros. A ação coordenada pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) com a parceria do colégio Alternativo mobilizou moradores, policiais militares do Grupamento Tático de Motocicletas (Getam) do 3ª Batalhão da Polícia Militar do Estado de Sergipe, além de diversos segmentos profissionais do município.
Policiais do Getam, em Itabaiana, realizam cadastro para doador de médula óssea (Foto: SES/SE)
O sentimento de solidariedade deu o tom da ação para ampliar o número de pessoas cadastradas ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e ajudar o tratamento do policial militar, Rômulo dos Santos Oliveira, diagnosticado com uma leucemia linfoide aguda. “Foi um colega que me falou dessa campanha aqui em Itabaiana. Também fiquei sabendo do policial militar que busca um doador compatível. Vim para ajudar”, justificou Saulo Rafael Machado.
Allesivaldo Barbosa Almeida relatou que tomou conhecimento do cadastro através da internet. “A saúde da gente é algo muito delicado e importante. Então quando ficamos sabendo que alguém está com alguma dificuldade, todos se estimulam a ajudar. Eu estou bem, saudável, e, vim trazer meu apoio”, disse. A cerimonialista, Silvania Prudente Souza, contou que ficou emocionada ao assistir nas redes sociais a história do militar e sua luta em busca de um doador de medula. “Pensei logo em minha família, o que eu gostaria que fizessem se fosse comigo. Por isso decidi ajudar e convidei outras pessoas do meu convívio a prestar esse ato de solidariedade. Afinal não sabemos do amanhã”, pontuou Silvania.
A ação com o apoio de militares do Getam, mobilizou policiais de outros batalhões que ao longo do dia compareceram ao ponto de coleta no Colégio Alternativo, para fazer o cadastro. De acordo com o major Sidney Barbosa, comandante do 3º Batalhão, a campanha seguirá para outros batalhões distribuídos nos municípios sergipanos. “A campanha para Rômulo conta com uma comissão de militares que busca parcerias para realizar o cadastro com o apoio do Hemose. Os comandantes dos batalhões de Lagarto, Estância e Tobias Barretos se disponibilizaram em ajudar”, informou Sidney. “Quando algum de nossos membros está em dificuldade nos somamos para ajudar, é uma irmandade e um defende o outro”, salientou o comandante.
Avaliação
Segundo a gerente de Captação de Doadores, do Hemose, Rozeli Dantas, que coordenou a coleta destinada ao cadastro de medula óssea, o resultado da ação de cidadania foi bastante satisfatório. “Tivemos aqui uma força tarefa, as pessoas se estimularam em ajudar e o Colégio disponibilizou a infraestrutura e as equipes. Estudantes voluntários que ajudaram no preenchimento da ficha cadastral e técnicos em enfermagem, que trabalharam na coleta das amostras com 4 ml de sangue. Esse grupo contribuiu para o sucesso dessa primeira campanha para Rômulo”, destacou a assistente social.
Medula Óssea
A campanha para Rômulo dos Santos Oliveira segue no Hemocentro de Sergipe, as pessoas interessadas em colaborar com o cadastro deve dirigir-se a unidade de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Para fazer o cadastro de medula óssea é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e não ter doenças infecciosas. As informações do candidato são encaminhadas para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259- 3174.