Seminário discute prevenção contra IST's em grupos de risco
Entre os temas discutidos, o trabalho de prevenção junto a profissionais do sexo (Foto: SES)
Raianne Freitas, coordenadora de Vigilância em Saúde do município de Monte Alegre acredita que este trabalho é de fundamental importância para garantir que os profissionais da saúde possam se atualizar para a oferta de um melhor serviço à população. “Nós precisamos nos aprimorar cada vez mais, de forma constante, e esse treinamento veio justamente para trazer novos dados, novas informações e nos dar um norte da forma como iremos abordar esta população. E toda essa atualização vai fazer com que possamos dar uma melhor assistência à população e prevenir estas doenças”, destacou a coordenadora.
Já para Emanuelle Ferreira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município de Capela, ações como essas permitem que o atendimento ao público de risco para infecções sexualmente transmissíveis seja cada vez melhor. “Ao chegar a nosso município vamos poder estimular nossos funcionários para uma assistência mais humana e mais engajada na prevenção dessas doenças junto a este público. Tudo isso vai fazer com que possamos minimizar o índice de infectados no estado, além de descobrir novos casos para que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível”, disse.
O coordenador do Programa IST/Aids Almir Santana ressaltou que o seminário é mais um passo para a prevenção e diagnóstico desses pacientes nos municípios sergipanos. “O que estamos fazendo hoje é orientar melhor nossos profissionais de saúde para atender melhor a comunidade LGBTQ e as mulheres que trabalham com o sexo. Com isso, vamos mostrá-los a melhor forma de abordagem com estas pessoas e como ajudá-los na prevenção destas infecções. Esse é mais um trabalho que a Secretaria de Estado da Saúde realiza para descobrir e tratar pessoas que tenham essas doenças”, finalizou Almir Santana.