Aracaju (SE), 15 de março de 2026
POR: SES
Fonte: SES
Em: 19/07/2017
Pub.: 19 de julho de 2017

Pacientes da oncologia do Huse recebem suporte nutricional

Pacientes da oncologia do Huse recebem suporte nutricional (Foto: SES)

Pacientes da oncologia do Huse recebem suporte nutricional (Foto: SES)

Os pacientes da oncologia sofrem com os efeitos colaterais do tratamento. Perda de peso ou problemas nutricionais reduzem as respostas ao tratamento. Para garantir e manter o bem estar e a qualidade de vida desses pacientes, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) oferta suporte nutricional durante o processo assistencial.

Esse processo acontece no Ambulatório de Nutrição do Centro de Oncologia do Huse. A nutricionista Carmeluce Dornelles, trabalha para garantir o equilíbrio do corpo e assim dar uma resposta positiva ao tratamento. “Isso depende do tipo de patologia e do que o paciente está sentindo, a falta de apetite por causa da quimioterapia é uma das principais queixas desses pacientes, então, a agente faz algumas orientações para eles de acordo com o que eles estão sentindo”, explicou.

O tratamento causa variadas sensações desagradáveis, comprometendo a alimentação como boca seca, dor e dificuldade para engolir, náuseas, constipação entre outras alterações no paladar.

O suporte nutricional dos pacientes oncológicos acontece de forma específica e individualizada. “A gente tem que nutrir o paciente como um todo, por isso, a consulta é individualizada. Por exemplo, um paciente oncológico com anemia, a gente vai orientar uma alimentação normal, rica em ferro, saudável, mas, cada paciente tem seu problema diferente, cada paciente tem uma nova reação”, ressaltou a nutricionista.

Diariamente são atendidas no ambulatório de nutrição oncológica, cerca de 10 pacientes e seu funcionamento é de segunda a sexta. O equilíbrio da alimentação adequada ajuda na redução dos riscos de complicações e atua na manutenção do estado nutricional adequado.

A paciente Arlete Prata, 72, está sem se alimentar direito em decorrência de um tratamento oncológico. “Eu perdi o apetite depois da quimioterapia e perdi muito peso. Fui encaminhada para a nutricionista e vou seguir direitinho tudo que ela me recomendou. Eu gostei demais da nutricionista e vai dar muito certo”, afirmou.

No momento em que os pacientes estão em tratamento de quimioterapia, por exemplo, o Huse oferta almoços e lanches.


Notícias Indicadas

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação