FLUTUANTE 900 x 450  HE 6
Aracaju (SE), 17 de março de 2026
POR: Ítalo Duarte
Fonte: Funesa
Em: 08/08/2017 às 15:00
Pub.: 09 de agosto de 2017

Médicos e enfermeiros da Rede Estadual de Saúde recebem capacitação em Atenção ao Paciente Politraumatizado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação Estadual de Saúde (Funesa), está capacitando 150 profissionais médicos e enfermeiros da Rede de Urgência e Emergência de Sergipe. A atualização é em Atenção ao Paciente Politraumatizado, que é a vítima de múltiplas lesões provocadas por causas externas.

Médicos e enfermeiros da Rede Estadual de Saúde recebem capacitação em Atenção ao Paciente Politraumatizado (Foto: Funesa)

Médicos e enfermeiros da Rede Estadual de Saúde recebem capacitação em Atenção ao Paciente Politraumatizado (Foto: Funesa)

De acordo com Kenya Idamara Mendonça da Nóbrega, da Coordenação de Educação Permanente da Funesa e a técnica responsável pela ação, a última turma do curso está em andamento. “Dividimos em três turmas de 50 integrantes. Na próxima semana estaremos finalizando a capacitação, que está sendo muito bem avaliada pelos participantes”, afirma.

Na visão de Kenya, o trabalho da Funesa é extremamente importante para a qualificação dos profissionais do SUS. “Assim eles podem prestar um melhor serviço para os usuários do Sistema Único de Saúde. E a Funesa é uma grande protagonista nessa qualificação, que é fruto do trabalho de Educação Permanente que a Fundação vem realizando há quase dez anos em Sergipe”, comemora.

A avaliação positiva também é feita por George Queiroz, médico da Rede Estadual de Saúde. “Nós já vimos aqui, de maneira teórica e prática, a abordagem inicial ao paciente politraumatizado, como técnicas de imobilização, prancheamento, o transporte desse paciente, as principais lesões que ocorrem, crânio, coluna cervical, tórax, abdômen, membros, e qual a conduta a ser tomada”, explica.

Para a capacitação ter resultados satisfatórios, os facilitadores utilizam equipamentos e aparelhos comuns ao ambiente da urgência e emergência, bem como bonecos e próteses para auxiliar nas atividades práticas do curso, que está sendo realizado no auditório da Funesa, em Aracaju.


Notícias Indicadas

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação