Saúde da mulher: Março Lilás alerta para os riscos do câncer do colo do útero
No mês de Março, a sociedade se mobiliza com o foco na saúde das mulheres. Uma dessas campanhas é o Março Lilás, que alerta para os riscos do câncer do colo útero, que é uma das maiores causas de morte por câncer entre as mulheres no mundo.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), depois do câncer de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina. Somente no ano de 2021, 270 mulheres morreram devido ao câncer de colo de útero no Brasil, uma média de 23 mulheres por mês.
Luciana Franco, médica oncologista cooperada Unimed Sergipe (Foto: Ascom Unimed)
O câncer do colo do útero possui um desenvolvimento lento e pode não apresentar sintomas na fase inicial. Já nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.
Segundo especialistas, alguns comportamentos podem aumentar o risco de desenvolvimento da doença, como início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros, tabagismo, pois a doença está diretamente relacionada à quantidade de cigarros fumados, e o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.
"Hoje em dia existem várias formas de prevenção, como a vacina contra o HPV e também o exame preventivo Papanicolau. Através dele se consegue ter um diagnóstico precoce e aumenta muito as chances de cura desta doença", aponta a médica.
Na Unimed Sergipe, pacientes oncológicos terão mais conforto e acolhimento durante o tratamento. Na próxima sexta-feira, 11, será inaugurado o Centro de Infusão e Oncologia, no quarto andar do Hospital Unimed, localizado na rua Campo do Brito, 1000, no bairro São José, em Aracaju.
Além dos serviços de quimioterapia, medicamentos de infusão que precisam de suporte de profissional de manipulação também serão administrados no espaço. Também serão atendidos pacientes com doenças autoimunes que fazem uso de medicamentos imunobiológicos.