Especialista analisa o mercado de produtos digitais
A criação de produtos digitais requer hard skills que são diferenciais no mercado.
Especialista analisa o mercado de produtos digitais (Foto: Ascom Grupo Tiradentes)
O consumo de produtos digitais vem crescendo cada vez mais com a expansão da tecnologia e internet. Para o profissional do Design Gráfico, o mercado é promissor e oferece vagas para profissionais atentos às necessidades dos usuários, mas poucos estão qualificados. Quem pensa em seguir a área precisa desenvolver competências que serão um diferencial.
O professor do curso de design gráfico da Universidade Tiradentes (Unit), Igor Libertador, explica o que são produtos digitais. “Os produtos digitais são materiais e conteúdos criados, distribuídos e consumidos de maneira digital, ou seja, por meio de smartphones, tablets, televisão… são feitos especificamente para serem consumidos por meio de uma tela digital”, esclarece.
Mesmo não sendo uma área tão nova quanto se possa pensar. Mas, nos últimos anos, aconteceu uma expansão. “A internet chegou no Brasil em 1995 e vem crescendo exponencialmente. Com a pandemia, houve um crescimento muito grande da necessidade de produtos digitais. Então, grandes startups e empresas que antes estavam trabalhando presencialmente tiveram que migrar para o meio digital e com isso houve uma necessidade de profissionais capacitados para desenvolver produtos que atendessem a demanda naquele contexto”, acrescenta.
A interação com o usuário é um dos elementos mais importantes em relação ao consumo de produtos digitais. “Para isso, é preciso uma interface digital que permita essa interação. Então, não é somente desenvolvimento de um produto final, mas também a interação do meio”, ressalta o professor.
A maioria das empresas, no entanto, não exige do profissional nenhum curso superior ou especialização para atuar na área. Contudo, o professor afirma que ter uma graduação qualifica melhor o profissional. “Ser formado e ter alguma especialização na área é um diferencial e assim, o potencial de entrar no mercado é grande”, enfatiza.
“Para o design gráfico, o mercado está muito bom. Há muitas vagas disponíveis no mercado para profissionais que dominam essa área. Tanto que está havendo uma migração, uma recolocação de profissionais de outras áreas para a criação de interfaces digitais”, disse Libertador.
De acordo com ele, há habilidades requeridas. “Primeiramente, o perfil desse profissional é que ele já seja digital, grande consumidor desses produtos para que entenda quais são as necessidades. Outra coisa é entender metodologias que estão vinculadas aos projetos de desenvolvimento de produtos digitais, como ergonomia; resiliência, se renovando a cada momento; persistência, capacidade de comunicação, além das hard skills, que diz respeitos a capacidade técnica, domínio de determinados softwares”, conclui.