Aracaju (SE), 05 de outubro de 2025
POR: Governo de Sergipe
Fonte: Governo de Sergipe
Em: 10/11/2022
Pub.: 11 de novembro de 2022

BID aprova crédito do Governo do Estado para equipar Hospital do Câncer de Sergipe

Banco irá liberar, por meio do Pró Redes, 36 milhões de dólares, que deverão ser utilizados para aquisição de equipamentos para o hospital, além da modernização de outros serviços de Saúde do estado.

Perspectiva do projeto do Hospital do Câncer de Aracaju - Foto ilustrativa: Governo de Sergipe

Perspectiva do projeto do Hospital do Câncer de Aracaju - Foto ilustrativa: Governo de Sergipe

O Governo do Estado irá receber, através de financiamento aprovado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) nesta quarta-feira (10), cerca de 36 milhões de dólares, via Pró Redes. O valor será destinado à melhoria da qualidade dos serviços de saúde para a população do estado, sobretudo para equipar o Hospital do Câncer de Aracaju (HCA), que atualmente está em construção.

O montante também irá contribuir para reformas de hospitais, como o infantil e a Nossa Senhora de Lourdes, do Laboratório Central de Saúde Pública, do prédio do Centro de Atendimento Diagnóstico por Imagem e da Escola de Saúde Pública. Além disso, inclui a aquisição de ambulâncias para a rede e a compra de equipamentos para esses postos de saúde e outras três maternidades de Sergipe.  

O projeto apresentado pelo Governo de Sergipe ao BID também traz como objetivo modernizar a gestão da saúde, com a aquisição de equipamentos de informática e software; a aquisição de um Sistema de Registro Eletrônico de Saúde interoperável; a aquisição de um sistema de gestão hospitalar e de um sistema de gestão de serviços ambulatoriais e o desenvolvimento de um portal web para pacientes, profissionais e gestores. 

“Este recurso será utilizado para equipar e ampliar nossa rede de saúde, em especial o Hospital do Câncer e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. Estamos há mais de dois anos lutando para tornar o Pró Redes uma realidade”, salientou o governador Belivaldo Chagas.  

Sobre o HCA
A estrutura está sendo erguida na região do Centro Administrativo, no bairro Capucho, com previsão de conclusão em 2024. As obras têm recursos estaduais no valor de R$ 106 milhões e abrangem a execução de serviços de elaboração dos projetos executivos de arquitetura e engenharia e construção.

A área do terreno é de 46.292,80 m2, sendo o edifício com 21.454,08 m2. No total, serão 126 leitos de internação, 7 de estabilização, 10 de UTI adulto, 10 de UTI pediátrica, 16 de urgência, 4 de emergência, 60 de quimioterapia adulto e 14 de quimioterapia pediátrica.

O espaço vai abrigar, também, ambulatório adulto e pediátrico, além de apoio ao diagnóstico e imagem, radioterapia e centro cirúrgico com seis salas. O hospital possuirá completa infraestrutura de atendimento, diagnóstico e tratamento do câncer no estado. Contará com os principais acessos (quimio/ ambulatorial/ radioterapia), atendimento de emergência (ambulâncias) e internação hospitalar.


Notícias Indicadas

SMTT de Aracaju: Rua Humberto Porto Dória, no Luzia, passa a ser mão única a partir de terça-feira, 7

SMTT de Aracaju: Rua Péricles Muniz Barreto, no Salgado Filho, passa a ser mão única a partir de terça-feira, 30

SMTT de Aracaju realiza intervenções para melhorar a mobilidade na Alameda das Árvores

Superendividamento bancário: saiba o que é, quais são seus direitos e como agir :: Por Edilson S. Barreto

ALERTA: Ampliação da Base Tributável do IPTU, ITBI, ITCMD... !! Por Edilson S. Barreto

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação