Aracaju (SE), 05 de outubro de 2025
POR: CUT/SE
Fonte: CUT/SE
Em: 17/11/2022 às 09:58
Pub.: 17 de novembro de 2022
Atualizada: 17/11/2022 às 10h42

Beira de rio é motivo de disputa e de tensão em Aracaju

O anúncio da construção de um condomínio de luxo, no bairro Robalo, zona sul de Aracaju, causou forte reação dos moradores, principalmente de pescadores e marisqueiras.

Beira de rio é motivo de disputa e de tensão em Aracaju - Foto de arquivo: Fórum em Defesa da Grande Aracaju

Beira de rio é motivo de disputa e de tensão em Aracaju - Foto de arquivo: Fórum em Defesa da Grande Aracaju

A reação dos moradores está no fato de que com a construção do condomínio o acesso e o uso da beira do Canal Santa Maria, na visão dos moradores, seriam proibidos.

Os moradores afirmam que o local, classificado como bem público, é frequentado há muitas décadas, tanto para o sustento, quanto para o lazer e que a construtora, nova proprietária do terreno limítrofe, já está proibindo o acesso e a permanência no local, mesmo antes da existência do condomínio.

Outro motivo para a revolta dos moradores é o fato de que a construtora, nas suas peças publicitárias, anuncia a beira do rio como uma prainha privada, o que consideram ilegal, já que o rio é público.

Foi neste cenário de tensão que os moradores se reuniram na noite da última segunda, 14, para deliberações em torno do assunto.

Além de moradores nativos, entre eles marisqueiras e pescadores, estiveram presentes o Fórum em Defesa da Grande Aracaju, professores e estudantes universitários, arquitetos urbanistas, advogados, as vereadoras Ângela Melo e Sônia Meire, a ex-vereadora Rosângela Santana e representantes da construtora e da empresa de consultoria à construtora.

Embora tenha sido tensa, notadamente no debate entre moradores e representantes da construtora, ao final os moradores aprovaram uma série de encaminhamentos visando manter o acesso e o uso da margem do rio, sem que a construtora possa edificar na faixa legalmente proibida, onde há previsão, por parte da construtora, de construção de um píer e uma orlinha.

Assim, nos próximos dias os moradores deverão apresentar junto ao Ministério Público Federal, notícia de fato, denunciando as possíveis ilegalidades, que ferem a Lei nº. 12.651, o Código Florestal . Além disso, decidiram também que deverão ajuizar ações para que a obra não tenha início até que o acesso que vêm usando pacificamente há décadas e a preservação das margens e do leito do curso d’água sejam garantidos.

Ainda na reunião, na noite da última segunda-feira, os representantes da construtora e da empresa de consultoria se mostraram abertos ao diálogo, sem, no entanto assumir qualquer compromisso com a população presente.

Nesta quarta, 16, a empresa de consultoria contratada pela construtora realizará uma apresentação e uma oficina para pescadores e marisqueiras.

As vereadores presentes informaram que usarão os seus mandatos para ajudar os moradores a manter a área como sustento e como lazer.  

Uma comissão de moradores e técnicos foi formada para trabalhar na preparação de todo material necessário à denúncia e à petição.

Os integrantes do Fórum em Defesa da Grande Aracaju agendaram nova reunião para a próxima terça, 22, e esperam que todas as divergências sejam solucionadas, de preferência amigavelmente com os órgãos de licenciamento e com a própria construtora. Mas, dizem que lançarão mão tanto da denúncia junto aos Ministérios Públicos, quanto da ação judicial, caso não cheguem a um consenso. Dizem ainda que, conforme aprovado ao final da reunião, até mesmo protestos em via pública poderão ser realizados.

Escrito por Fórum em Defesa da Grande Aracaju


Notícias Indicadas

SMTT de Aracaju: Rua Humberto Porto Dória, no Luzia, passa a ser mão única a partir de terça-feira, 7

SMTT de Aracaju: Rua Péricles Muniz Barreto, no Salgado Filho, passa a ser mão única a partir de terça-feira, 30

SMTT de Aracaju realiza intervenções para melhorar a mobilidade na Alameda das Árvores

Superendividamento bancário: saiba o que é, quais são seus direitos e como agir :: Por Edilson S. Barreto

ALERTA: Ampliação da Base Tributável do IPTU, ITBI, ITCMD... !! Por Edilson S. Barreto

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação