Sergipe ganha destaque em revista nacional por programas de Assistência Social
Programas Cartão Mais Inclusão e Sergipe Acolhe foram publicados na 4ª Edição da Revista do Fonseas.

Sergipe ganha destaque em revista nacional por programas de Assistência Social - Foto: Seias/SE
As experiências exitosas da Assistência Social em Sergipe ganharam destaque na 4ª Edição da Revista Gestão Social, lançada oficialmente na última quinta-feira (17) pelo Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas), em Vitória/ES. O evento contou com a presença da secretária de Estado da Inclusão e Assistência Social, Lucivanda Nunes Rodrigues, e sua equipe.
Os programas de transferência de renda Cartão Mais Inclusão (CMais) e Sergipe Acolhe foram as políticas sergipanas destacadas na Revista do Fonseas, que traz com tema central as “Experiências estaduais e agendas em defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. Criados com o advento da pandemia, o CMais é voltado para aquisição de alimentos, e o Sergipe Acolhe para amparar crianças e adolescentes que ficaram órfãos de vítimas da Covid.
“O CMais é um programa de transferência de renda que surgiu em 2020, inicialmente como temporário e emergencial, e que desde 2021 se tornou permanente para parte dos beneficiários. O programa vem sendo progressivamente ampliado e hoje engloba diversas modalidades – Alimentação, Sergipe Acolhe, Sergipe pela Infância e, a partir de 2023, teremos a inclusão do CMais Mulher (para mulheres vítimas de violência) e também do CMais para pessoas que convivem com HIV/Aids”, informa Lucivanda Nunes, que integra a Diretoria Executiva do Fonseas.
O lançamento da revista fez parte da programação da Reunião Descentralizada do Fonseas 2022, que até esta sexta-feira (18) reúne secretários estaduais da Assistência Social em torno do “Balanço do Sistema Único de Assistência Social e desafios na retomada do pacto federativo: o papel estratégico dos estados”, com apresentação das boas práticas e inovações em gestão.
“É com imensa satisfação que vemos programas sergipanos ganhando destaque entre as ações expostas na Reunião do Fonseas. A integração entre os estados fortalece a política de Assistência Social para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica no Brasil e que sofreram ainda mais durante a pandemia”, pontua a secretária de Inclusão e Assistência Social de Sergipe.