FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 04 de novembro de 2025
POR: Prefeitura de Aracaju
Fonte: Prefeitura de Aracaju
Em: 25/09/2023 às 16:02
Pub.: 26 de setembro de 2023

Prefeitura garante Auxílio Mortalidade às famílias de baixa renda de Aracaju

Prefeitura garante Auxílio Mortalidade às famílias de baixa renda de Aracaju - Foto: Ascom Assistência Social | Prefeitura de Aracaju

Prefeitura garante Auxílio Mortalidade às famílias de baixa renda de Aracaju - Foto: Ascom Assistência Social | Prefeitura de Aracaju

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, disponibiliza às famílias em situação de vulnerabilidade social o Auxílio Mortalidade, benefício eventual previsto pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) destinado àqueles que não têm condições suficientes para arcar com despesas funerárias quando algum integrante da família falece.

O Auxílio Mortalidade, ofertado pela Coordenadoria de Programas e Benefícios Socioassistenciais, pode ser solicitado no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) mais próximo da residência do integrante familiar falecido. O benefício é concedido pelas equipes técnicas no próprio equipamento. Para isso, o responsável por solicitar o auxílio deve comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, munido de RG, CPF ou certidão de nascimento (em caso de perda do RG e CPF), comprovante de residência do falecido, declaração ou a certidão de óbito.

“Os benefícios eventuais são concedidos a famílias em situação de vulnerabilidade e têm caráter imediato, visando atender uma necessidade em decorrência de algo inesperado, como é o caso do Auxílio Mortalidade. Um dos critérios para que essas famílias sejam atendidas pelo benefício, é que elas residam em Aracaju, e estejam em situação de vulnerabilidade, e essa avaliação é feita pelo Cras, que realiza o atendimento durante a semana, ou pela Gerência durante os plantões de finais de semana e feriados”, explica Simone.

A assistente social da Gerência de Benefícios Eventuais, Elvia Santiago Silva, explica que caso o responsável não consiga ir ao Cras no horário para solicitação do benefício, é possível entrar em contato com o plantão da Gerência de Benefícios Eventuais. "O benefício também poderá ser solicitado no plantão da Gerência de Benefícios Eventuais, das 16h30 às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 22h aos finais de semana e feriados, pelo número (79) 99179-4670", detalha Elvia.

A assistente social ainda explica que em casos onde o óbito tenha ocorrido em casa, o responsável deve primeiro entrar em contato com o Serviço de Verificação de Óbito (SVO). "Através do número (79) 99191-5391, o familiar entra em contato com o SVO para que eles façam o recolhimento do corpo e após emitirem a declaração de óbito, o familiar deve entrar em contato com o setor de Auxílio Mortalidade para realizar a concessão do benefício", completa.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação