Aracaju (SE), 17 de janeiro de 2026
POR: Assessoria
Fonte: Assessoria
Em: 28/09/2023 às 10:07
Pub.: 29 de setembro de 2023

CONBASF firma parceria com CBHSF através da Agência Peixe Vivo para financiamento de infraestrutura para o manejo de resíduos sólidos

O Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco Sergipano (CONBASF) assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), através da Agência Peixe Vivo, para o financiamento de infraestrutura dos espaços de operacionalização do tratamento de resíduos sólidos coletados em diversos municípios da região do Baixo São Francisco.

Com o objetivo de firmar parceria para a captação de recursos financeiros para a adequação da infraestrutura da Central de Triagem de Materiais Recicláveis e Unidade de Transbordo de Propriá e de galpões, além da construção de pátios de compostagem, o CONBASF enviou ao CBHSF a proposta de projeto, que passou pelo processo de análise para posterior aprovação.

O presidente do CONBASF, Flávio Dias, destacou que esta é uma grande conquista para o consórcio e, consequentemente, para os municípios do Baixo São Francisco. “Uma das maiores dificuldades na execução da coleta seletiva, efetiva, e no tratamento adequado dos resíduos sólidos é a falta de recursos em gestão ambiental. Com este apoio, vamos proporcionar melhorias na infraestrutura dos espaços que operam o tratamento de resíduos sólidos”, disse o presidente.

A superintendente do Consórcio, Anne Grazielle, informou que o ACT contempla a reforma para adequação da Central de Triagem de Materiais Recicláveis e Unidade de Transbordo de Propriá, dos galpões de triagem dos municípios de Capela, Monte Alegre e Canindé de São Francisco, além de construção de pátios de compostagem nos municípios de Telha, Monte Alegre, Capela e Neópolis.

Os centros de triagem, unidades de transbordo e pátios de compostagem desempenham papéis fundamentais no processo de coleta seletiva e tratamento de resíduos sólidos. A central de triagem é responsável por receber os resíduos coletados de forma seletiva. Nesse local, os materiais são classificados, separados e encaminhados para reciclagem, contribuindo para a redução do volume de resíduos destinados aos aterros sanitários.

O Coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, Anivaldo Miranda, explicou que a política de coleta seletiva e o tratamento dos resíduos sólidos têm grande interface com a principal missão institucional do CBHSF, que é a gestão da quantidade e qualidade das águas do Velho Chico e, por isso, todas as iniciativas que resultem na diminuição da quantidade de lixo ou chorume que possa atingir as águas de superfície ou as águas subterrâneas têm aderência com os objetivos e metas do Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.


Notícias Indicadas

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Stand-up "A Ignorância é uma Dádiva”, de Renato Albani, abre sessão extra em Aracaju

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação