FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 05 de fevereiro de 2026
POR: Asscom Unit
Fonte: Asscom Unit
Em: 19/01/2024 às 10:37
Pub.: 22 de janeiro de 2024

Unit, Sedetec e empresas planejam curso de especialização na área de gás

Grupo de trabalho a ser formado vai estudar e formular um curso de Especialização em Engenharia e Gestão de Gás, com o objetivo de formar profissionais e atender às demandas do setor.

Sergipe vive um chamado ??boom do gás natural?, pelas possibilidades de exploração das reservas do produto existentes no estado - Foto: Acervo Agrese

Sergipe vive um chamado ??boom do gás natural?, pelas possibilidades de exploração das reservas do produto existentes no estado - Foto: Acervo Agrese

Um grupo de trabalho será formado em breve para estudar e formular a criação de um curso de Especialização em Engenharia e Gestão de Gás, voltado para a formação e qualificação de profissionais que atuem no setor de óleo, gás natural e energia. A iniciativa é de uma parceria entre a Universidade Tiradentes (Unit) e a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), que contará também com a participação do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e de várias empresas que já atuam no setor. 

A formação do grupo será liderada pela Sedetec e terá a atuação de professores e pesquisadores de vários cursos e áreas da Unit que tenham interface ou atuação com o setor de óleo e gás, além de representantes das instituições envolvidas e de empresas da área energética. É um desdobramento da reunião realizada em 28 de novembro entre representantes da universidade e o titular da Sedetec, Valmor Barbosa, que demonstrou apoio à proposta. O objetivo, nesta primeira fase, é construir conjuntamente o modelo e a estrutura do curso em conjunto, moldando-se de acordo com as necessidades e demandas do mercado de gás natural e energia em Sergipe, que vive um momento de crescimento e grandes expectativas. 

“Primeiro, você vai ter demandas do mercado juntamente com o Estado fazendo essa conexão, e a estrutura acadêmica da universidade é que vai fazer essa ponta. Às vezes, não vão ser alunos que vão se inscrever, mas as próprias empresas já podem mandar esse público, as próprias secretarias, o próprio Estado também pode necessitar uma formação continuada dos técnicos dele. Então, é também um público diferenciado que pode vir. A estrutura acadêmica da universidade é ampla, no sentido de já ter histórico e capacidade instalada de salas, de ambientes para trabalhar”, diz o pesquisador e professor Cláudio Dariva, dos programas de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP) e em Biotecnologia Industrial (PBI) da Unit. 

“Vamos aglutinar essas forças: o ensino e a pesquisa através da Unit, as empresas que trabalham na área de gás natural e o Estado, como força mediadora e também como demandante de novos empreendimentos, de geração de emprego”, acrescenta o diretor de Relações Institucionais da Unit, professor Marcos Wandir Nery Lobão, destacando que a iniciativa tem o objetivo de fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias renováveis e biocombustíveis em Sergipe. “O que a gente precisa é trazer as empresas para usarem o gás e transformar em novos produtos. O fertilizante, a energia, são grandes oportunidades ali. O trabalho é atrair pequenas, médias e grandes empresas dentro de uma matriz que tenha o petróleo, o gás, a bioenergia”, afirma ele.

Entre as empresas que também do setor de gás e energia que podem participar do trabalho conjunto com a Unit e a Sedetec, estão grandes companhias do setor, como Petrobras, Sergas, Carmo Energy, Unigel, Acelen e Eneva, além de muitas firmas de pequeno e médio porte que vêm sendo criadas ou se instalando em Sergipe, motivadas pelo chamado “boom do gás natural” e pelas possibilidades de exploração das reservas existentes no estado. “Essa questão do óleo e gás em Sergipe está muito efervescente. Existem muitos anseios de que as coisas aconteçam, mas a gente está apostando nessa proposta porque ela é uma proposta diferente no sentido de não ser mais um curso, mas ser alguma coisa que venha a colaborar com o desenvolvimento”, ressaltou Dariva. 

Entre os pesquisadores e professores que participam do estudo sobre o futuro curso de Engenharia e Gestão de Gás, estão os integrantes do Núcleo de Inteligência Artificial Tiradentes (Niart). Criado em 2022 para estudar o desenvolvimento e as aplicações da inteligência artificial (IA) na área de educação. “O que nós estamos comprometidos a interagir, por exemplo, com o PEP, e com outras áreas, é para que a gente possa inserir também a inteligência artificial como uma ferramenta para solucionar os problemas que vão ser levantados no diálogo com as empresas”, ressalta Wandir.


Notícias Indicadas

Iguá Sergipe prevê abertura de mais de 400 vagas de emprego em 2026 e lança canal oficial de empregos no estado

Ferreira Costa abre mais de 10 vagas de emprego em Aracaju

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação