Flutuante 1100 por 284 - 970X250
Aracaju (SE), 10 de janeiro de 2025
POR: Gabriel Damásio
Fonte: Asscom Unit
Em: 10/01/2025 às 08:31
Pub.: 10 de janeiro de 2025

Alunos de Arquitetura propõem intervenções para revitalizar área do Centro de Aracaju

Projetos desenvolvidos em trabalhos de conclusão de curso sugerem a transformação do conjunto arquitetônico da Avenida Otoniel Dória em um espaço de cultura e turismo

Os estudantes Marlon Lima e Daniel Nascimento, da Unit, elaboraram os projetos a partir de estudos de campo realizados em Aracaju e em Valladolid, na Espanha, através de um programa de mobilidade acadêmica - Foto: Acervo Pessoal

A revitalização do Centro Histórico de Aracaju é uma demanda que motivou duas propostas de intervenção urbana, desenvolvidas por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes (Unit). Eles sugerem ações de reforma, restauração e requalificação no conjunto arquitetônico da região da Avenida Otoniel Dória, próxima ao Mercado Thales Ferraz, no centro histórico de Aracaju. Os trabalhos de conclusão de curso (TCCs), de autoria dos estudantes Marlon Santos Lima e Daniel Souza Nascimento, foram orientados pelo arquiteto e professor Ezio Déda, com parte das pesquisas realizadas junto à Universidad de Valladolid (UVa), em Valladolid (Espanha), através do programa Laboratório Social, feito em parceria pelas duas instituições. 

O TCC de Marlon Lima propõe a requalificação da arquitetura das fachadas e das edificações da chamada Vila Vaticano, um conjunto composto por várias casas comerciais, quartos e armazéns, que foi construído em meados do século 20 e já é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, além de declarado como Bem de Interesse Cultural pelo Município de Aracaju. Já o trabalho de Daniel Nascimento propõe uma intervenção e reconfiguração urbana da própria Otoniel Dória e da Travessa Silva Ribeiro, conhecida como “Beco dos Cocos”, junto ao conjunto do “Vaticano”. Neste caso, o foco é a recuperação da arquitetura urbana, das vias, calçadas e estruturas que margeiam o Rio Sergipe. 

Ambos os trabalhos oferecem uma proposta arquitetônica e urbanística que pode trazer um novo olhar para esse espaço, transformando a região em um ponto de cultura, lazer e turismo no Centro da capital sergipana. Marlon destaca que a escolha do tema foi motivada pelo desejo de reabilitar um espaço de grande potencial, valor cultural e histórico, mas que hoje enfrenta problemas de degradação e abandono. “O objetivo principal é propor uma requalificação que resgate a vitalidade da região, promovendo o uso sustentável e valorizando o patrimônio histórico. Pretende-se criar um espaço que integre cultura, lazer, e inovação, contribuindo para a revitalização urbana e a inclusão social”, diz ele.

“Os estudos concluíram que é possível integrar o antigo e o contemporâneo de maneira harmônica, valorizando o patrimônio histórico por meio de intervenções urbanas e arquitetônicas que respeitem suas características originais e promovam novos usos. Propostas como o Parque Flutuante, o Hub de Inovação e a passarela conectando o prédio ao Rio Sergipe demonstram o potencial de transformar a área em um marco de inovação e cultura. A requalificação fomenta o uso sustentável dos espaços históricos, contribuindo para a preservação da identidade cultural de Aracaju”, acrescenta Daniel. 

Pesquisas na Espanha

Durante as pesquisas, os alunos da Unit fizeram três semanas de mobilidade acadêmica em Valladolid, participando de aulas, visitas técnicas e estudos de campo com professores e alunos da Escola Técnica Superior de Arquitetura da UVa, além de profissionais de escritórios de arquitetura da cidade espanhola. Um dos locais visitados pelos alunos da Unit foi o Palácio de Santa Cruz, um prédio original do Século 15 que abriga atualmente a reitoria da UVa, e que passava naquele momento por obras de restauração projetadas e coordenadas pelo arquiteto e professor José Ramón Sola Alonso, da UVa, um dos coorientadores dos TCCs. 

“A Espanha é reconhecida mundialmente por seu rico histórico de intervenções urbanas e preservação de centros históricos, a exemplo de Barcelona. Essa vivência permitiu um contato direto com práticas inovadoras de requalificação urbana, além de reforçar a nossa visão sobre a importância do patrimônio cultural como vetor de desenvolvimento. Enquanto na Unit tivemos uma base de formação teórica e prática, na Espanha pudemos acessar novas abordagens e interações multiculturais”, citam os dois. 

Além de acompanhar as iniciativas semelhantes de reformas e revitalizações realizadas em Valladolid, Marlon e Daniel fizeram estudos de casos semelhantes de áreas revitalizadas em bairros centrais do Recife (PE) e de Barcelona (ambas na Espanha), além de estudos teóricos e um diagnóstico detalhado da área de intervenção no Centro de Aracaju, no qual se basearam para elaborar e fundamentar seus projetos. 


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação