Aracaju (SE), 05 de fevereiro de 2025
POR: Tharciana Miranda
Fonte: Conversion
Em: 05/02/2025 às 10:18
Pub.: 05 de fevereiro de 2025

Como planejar o futuro e evitar surpresas na hora de se aposentar

Pensar em longo prazo e fazer investimentos com sabedoria garantem uma aposentadoria estável e sem imprevistos

Casal idoso - Foto: Pexels

O envelhecimento é um processo natural; apesar disso, dificilmente fazemos um planejamento para essa etapa da vida. Imaginar-se na velhice e pensar em longo prazo garante que os indivíduos aproveitem os anos de descanso com estabilidade e segurança financeira. Além disso, o planejamento em longo prazo permite ainda que os trabalhadores busquem orientação e se preparem para o momento de solicitar a aposentadoria.

Pense no futuro financeiro

O tempo é o principal aliado dos investimentos. Quanto maior o tempo de contribuição, melhor será o retorno financeiro a longo prazo. Por isso, iniciar os planos para a aposentadoria o quanto antes é essencial para garantir que o benefício atenderá todas as necessidades no futuro.

Escolha investimentos certos

Uma das formas de aumentar o valor a ser recebido durante a aposentadoria é adquirir um serviço de previdência privada ou realizar aplicações em outros investimentos. Existem diversas modalidades que contribuem para ajudar o trabalhador a economizar a longo prazo.

Antes de contratar o serviço, é essencial verificar com a empresa responsável todas as vantagens e desvantagens, de acordo com cada particularidade, como tempo disponível para contribuição, tabela de impostos, renda, entre outros.

O mesmo vale sobre as informações referentes ao resgate do dinheiro investido. Antes de finalizar um contrato de investimento, é essencial buscar todas as informações e alinhar as questões que envolvam o resgate do dinheiro, evitando que o valor gerado mensalmente seja insuficiente no futuro.

Tenha uma reserva

Embora os investimentos a longo prazo sejam essenciais para uma aposentadoria tranquila, eles podem não ser suficientes diante de uma emergência. Por isso, ter uma reserva financeira é fundamental para garantir tranquilidade em momentos mais delicados.

O ideal é que esse dinheiro seja aplicado em investimentos de curto prazo, como os que possuem alta liquidez, garantindo acesso rápido sem penalidades.

Resolva as pendências

É comum que imprevistos apareçam na hora de solicitar a aposentadoria, seja o não pagamento de contribuições pelo contratante ou a ausência de documentações que comprovem o tempo de trabalho. Para evitar essas e outras possíveis surpresas que podem atrasar o processo, é fundamental resolver todas as pendências e garantir que tudo estará em ordem quando chegar a hora.

O INSS oferece uma ferramenta gratuita em seu site que permite calcular o tempo necessário para a aposentadoria, identificar erros e realizar ajustes relacionados aos vínculos empregatícios.

Quando solicitar a aposentadoria

O momento certo de dar entrada no pedido da previdência depende principalmente do tipo de aposentadoria que será solicitada. No Brasil, existem atualmente oito tipos de aposentadoria, cada uma com características distintas e algumas mais específicas. As principais solicitadas pelos trabalhadores são aquelas que contam o tempo de contribuição ao INSS, por idade, especial e por invalidez.

Tanto a aposentadoria por tempo de contribuição quanto por idade demandam que os trabalhadores possuam tempo de contribuição específico e idade mínima para a solicitação. Uma das principais diferenças entre elas está na aplicação do fator previdenciário, que varia conforme a modalidade.

Já a aposentadoria especial é destinada principalmente para os contribuintes que exercem cargos que podem prejudicar a saúde do trabalhador. Nesse caso, também é necessário um tempo mínimo de contribuição.

A aposentadoria por invalidez destaca-se por ser um pouco diferente das anteriores. Nesse cenário, o beneficiário pode solicitar o pagamento caso possua incapacidade de exercer sua função, como doenças ou lesões. Além disso, é preciso que o trabalhador esteja em dia com suas contribuições previdenciárias e cumpra o tempo de carência.

Após completar os requisitos mínimos, de acordo com o benefício desejado, a solicitação deverá ser feita diretamente pelo INSS.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação